Extensões do Google Chrome para SEO

fev. 15, 2023

Veja como extensões gratuitas do Google Chrome podem te ajudar com SEO: 

A imagem de capa tem um fundo azul com os dizeres

É fato que muitas atividades de SEO estão ligadas com a área de tecnologia. Mas o que fazer se você possui pouco ou nenhum conhecimento de programação? E se você precisar tirar um print para mostrar para o cliente ou parceiro de equipe o que você gostaria de mudar numa página?
Por sorte, ou necessidade de várias pessoas, desde há muito tempo atrás já havia extensões em navegadores. Em 2006 era basicamente o Mozilla Firefox que tinha estas opções utilizadas pelas equipes de SEO.. 

 

No navegador Google Chrome, existem extensões gratuitas que funcionam como se fossem “aplicativos” facilitadores para trabalhar com web. Com elas, é possível visualizar informações técnicas de um site de maneira simples e intuitiva, tirar prints e um monte de outras ações. Para nossos projetos de SEO, elas são fundamentais para o trabalho do dia a dia. A seguir, algumas das extensões que mais utilizamos aqui na Curacautin: 

1) Web Developer

Uma das mais famosas e a mais importante da lista, esta extensão fornece ferramentas que ajudam tanto profissionais de SEO, como desenvolvedores da web. Com ela você tem a opção “View Document Outline”, que mostra as estruturas de Heading Tags de uma página, e a opção “View Meta Tag Information” que permite visualizar as Descriptions (e outras Meta tags) de uma página.

Imagem da extensão Web Developer em uso mostra estrutura de Heading Tags da página Consultoria em SEO da Curacautin

2) HTTP Header Spy

Com esta extensão você consegue ver as respostas de HTTP enviadas pelo servidor ao navegar na web. Ela é muito utilizada em SEO para analisar se uma página apresenta o status de sucesso (Código 200), movida permanentemente (Código 301), movida temporariamente (Código 302) ou se apresenta erro de página não existente (Código 404) ou mesmo erros de servidor (Código 500).


3) Lighthouse

Esta extensão é uma ferramenta potente de auditoria para performance e acessibilidade para páginas da web, do próprio Google. Ele fornece relatórios detalhados sobre a velocidade, acessibilidade, SEO e outros aspectos importantes do desempenho de uma página.

Imagem mostra o painel de core web vitals da extensão do Lighthouse

4) Wappalyzer

Já teve curiosidade sobre qual CMS um site específico é baseado? Esta extensão além de te dizer o CMS, mostra outras tecnologias utilizadas em sites, como frameworks de front-end e outros aplicativos web. 


Imagem mostra uma tabela com informações das tecnologias do site da Curacautin mostrada pela extensão Wappalyzer

5) SEO META in 1 CLICK

Esta extensão, como o nome já diz, permite que você visualize rapidamente as informações de meta do SEO de uma página, incluindo o título, a descrição e as palavras-chave.

Imagem mostra informações geradas pela extensão SEO Meta in 1 Click, tais como Title, Description, Headers etc.

6) GoFullPage

Com essa extensão você faz capturas de tela de páginas da web inteiras, incluindo conteúdo que não está visível na primeira dobra da página (antes da rolagem). É muito útil para printar informações de uma página inteira e incluir em documentos e relatórios, por exemplo.


Imagem mostra a captura de toda a página de consultoria em SEO feita pela Curacautin

Como ativar uma extensão no Chrome?

Para ativar uma extensão no Chrome é muito simples:, basta acessar o site Chrome Web Store, pesquisar pela extensão desejada e então fazer o download.

Feita a instalação, a extensão aparecerá no lado superior direito da sua tela. Depois então é só clicar e começar a usar a ferramenta. 

Conclusão

No dia a dia de SEO você trabalha diversas questões técnicas de um site que são difíceis ou demoradas para realizar, mas por sorte existem estas extensões que facilitam o trabalho de análise e validação. Num primeiro momento elas salvam a sua vida, mas também com a ajuda delas, você consegue fazer um trabalho mais completo, mesmo não tendo tanto conhecimento técnico.



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