Inbound e outbound marketing: duas estratégias complementares

Marcos Alonso • fev. 20, 2024

Dentro do nosso plano de conteúdo, em nossa estratégia de SEO, definimos um conteúdo sobre o famoso Inbound Marketing e seu irmão rejeitado Outbound Marketing. No decorrer do processo, foram feitas buscas sobre o assunto e discutimos sobre o conceito básico de cada estratégia. E, como resultado, percebemos que o termo inbound marketing acaba sendo evidenciado com distorções sutis, mas que seguem a estratégia de comunicação de negócios interessados no mercado.

 

Por exemplo, vimos conteúdos afirmando que inbound é marketing de atração, sendo que o outbound também atrai – não é para isso que servem campanhas de busca paga? Aqui nem acredito que seja um problema de conteúdo gerado pelo hipe IA porque ele era anterior, de 2022, mas mostra que erros podem acabar se tornando verdades se nunca forem evidenciados e corrigidos.

 

São duas estratégias que são complementares e importantíssimas para o alcance de resultados. Cada uma tem suas fortalezas e fraquezas, mas fazem parte de qualquer estratégia de comunicação. E suas definições são mais simples do que parece, vamos tentar deixar mais claro:

 

 

Inbound Marketing

 

Por definição, Inbound Marketing pode ser entendido como ações de marketing que utilizam recursos internos. O site, um blog, canal do Youtube e até um perfil numa rede social. Eles se baseiam em ativos do negócio, em que não é necessário pagar a um terceiro para evidenciar ou promover o conteúdo.

 

Aqui as grandes estrelas são o SEO ao site, newsletters e os famosos e-books. Mas não podemos deixar de evidenciar o conteúdo produzido ao blog e perfis de redes sociais, incluindo aqui o Youtube, que fica disponível sem a necessidade de pagamento.

 

Uma característica importante é que, neste caso, você utiliza recursos existentes na empresa - direta ou indiretamente - como por exemplo a equipe de conteúdo e/ou design, mas não paga a ninguém pela veiculação.

 

Uma boa maneira de praticar um Inbound Marketing eficiente é produzindo um *conteúdo de qualidade* que se comunique com as pessoas certas. 

 

 

Outbound Marketing

 

Por outro lado, no Outbound Marketing é necessário pagar a um terceiro para a veiculação do conteúdo.

 

Esse tipo de estratégia de marketing possui um histórico maior porque vem desde práticas de fazer propagandas em meios mais tradicionais de publicidade, como rádios, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos etc. 

 

Outbound Marketing no ambiente Digital

 

Hoje em dia, além desses meios também encontramos outbound marketing no digital. Você provavelmente já foi interrompido por um anúncio enquanto assistia a um vídeo na internet, certo?

 

Banners, e-mails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade que fazem parte do outbound marketing. Até mesmo campanhas de Search no Google Ads são consideradas como outbound porque o anunciante paga ao Google para aparecer nos resultados de busca.

 

 

Marketing de Interrupção

 

O outbound marketing também é chamado de marketing de interrupção porque a sua abordagem literalmente interrompe a jornada ou rotina da pessoa.  Afinal são conteúdos pagos e os canais/veículos programam sua aparição, assim como os anúncios em rádio e televisão, publicidade em jornais e revistas e telemarketing ativo.

 

Já no digital os maiores exemplos são os banners, anúncios em redes sociais e streamings, como aquela propaganda que interrompe um gol do seu time no jogo de futebol que você está acompanhando no canal YT da rádio. Quer maior interrupção que isto?

 

Principais diferenças entre Inbound e Outbound marketing

 

  • Inbound Marketing é baseado nos recursos da empresa, enquanto o Outbound depende de investimento para ser veiculado;
  • Conteúdo de Inbound é perene, fica disponível até ser apagado e no Outbound o conteúdo deixa de ser veiculado quando a campanha é finalizada ou a verba acaba;
  • O Inbound depende de uma ação ou interesse do usuário, por exemplo realizar uma busca, para que o conteúdo seja visualizado. Já no Outbound, quem define quando ele será visualizado é o anunciante (ou plano de mídia). 



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