Sitemap: essencial para melhor posicionamento na SERP

out. 26, 2023
Texto branco com fundo azul, com os dizeres:

Se você deseja ver seu site nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page), que é a página em que aparecem os resultados de uma pesquisa realizada nos buscadores como Google, Bling, entre outros, precisa entender o poder de uma ferramenta essencial: o sitemap. Mais do que apenas um arquivo técnico, o sitemap deve ser parte de uma boa estratégia de SEO que irá contribuir para melhoria da sua presença online.

 

Sitemap.xml: um mapa detalhado para os mecanismos de busca

Este arquivo fornece uma lista estruturada de todas as URLs do seu site que você deseja que os mecanismos de busca indexem.

Os buscadores aceitam sitemaps em diversos formatos, como:

  • RSS, mRSS, Atom: sendo estes mais fáceis de apresentar, porque os CMSs os criam automaticamente.
  • TXT: arquivo de texto simples com um URL por linha.
  • XML: mais eficiente e difundido, pois, além de fornecer o máximo de informações sobre as URLs, pode ser usado para informar outros dados, como conteúdo de imagens, vídeos e notícias, além das versões localizadas das páginas.

 

Principais funções do arquivo sitemap.xml

  • Facilitar a indexação: implementar um sitemap correto e atualizado em seu site, auxilia os motores de busca a entenderem a estrutura do seu site, tornando a indexação mais eficiente. Quando o sitemap é atualizado automaticamente, o Google logo vai saber que você alterou ou gerou uma nova página no seu site.
  • Destacar o que é importante: ao indicar no arquivo sitemap a prioridade das páginas e com que frequência elas são atualizadas, você sinalizará aos mecanismos de busca o que é mais relevante e o que deve ser rastreado com frequência. Se o seu site possui atualizações frequentes de blog e você realiza SEO on page nas páginas bem ranqueadas, isso é ainda mais importante.


Sitemaps em sites desenvolvidos via CMSs

Os CMSs (sistema de gerenciamento de conteúdo), em geral, podem gerar sitemap. A exemplo, CMSs como WordPress, Wix ou Blogger, disponibilizam automaticamente o sitemap para os mecanismos de pesquisa.

Por se tratar de um sistema que conta com muitas configurações prontas, templates de design, textos e fácil usabilidade, o CMS permite que pessoas que não tenham um conhecimento avançado em linguagens de programação possam criar e personalizar o seu próprio site.

Entretanto, essa facilidade também traz algumas limitações, como por exemplo, não conseguir estabelecer as prioridades do site e não ter acesso a ferramentas exclusivas e avançadas.

Nuvemshop e Bagy,dois CMS relevantes para se trabalhar e-commerces permitem estabelecer prioridades e ter acesso a ferramentas exclusivas e avançadas, porém, ambas também têm as suas limitações, prós e contras... mas este é um assunto para outro post.



O sitemap.xml é uma ferramenta muito importante que impacta positivamente a sua estratégia de SEO. Eles não apenas otimizam o modo como seu site é rastreado, mas também o posicionam na linha de frente da competição na SERP. Potencialize seu SEO com o sitemap.xml e alcance melhores resultados.


Check list de sitemap:

A seguir apresentamos algumas dicas e pontos que devem ser observados no uso ou implementação desta ferramenta:

  • Automático: o ideal é que o sitemap.xml seja gerado automaticamente, mas você pode utilizar ferramentas como o Screamingfrog para gerar ou atualizar o sitemap do seu site.
  • Organizar/priorizar páginas: o atributo <priority> ajuda a reforçar a hierarquia e arquitetura do site, por isso, a home pode ter valor 1.0, categorias 0.9 e assim por diante, até chegar em páginas menos importantes, como por exemplo a de Política de Privacidade, com o valor 0,3, por exemplo.
  • Tipos de sitemaps: existem sitemaps específicos para alguns tipos de conteúdos, como por exemplo notícias, vídeos e imagens.
Homem pensando em um post critico, sobre Inbound e outbound marketing
Por Marcos Alonso 20 fev., 2024
Estes conceitos tão em destaque hoje em dia são mais simples de diferenciar do que se imagina. Descubra aqui
Imagem fundo azul notebook e mesa de trabalho, texto:
13 nov., 2023
Descubra como usar algumas das principais estratégias de lance do Google Ads para alcançar objetivos e metas.
Share by: