Relatórios de Resultados de SEO

Marcos Alonso • jul. 29, 2021

Dicas para fazer um relatório de SEO completo

Um dos pontos mais importantes dentro da consultoria de SEO é a análise de resultados através de relatórios periódicos, acho que mensalmente é o suficiente. É através do acompanhamento dele que vamos saber se as otimizações estão trazendo os resultados planejados e também para identificar outras ações que podem ser implementadas no site (ou na comunicação como um todo) para melhorar ainda mais seu desempenho e o famoso ROI.

Ferramentas básicas para o relatório de SEO

Para poder atualizar este relatório, é de suma importância que hajam pelo menos duas ferramentas de medição implementada: existem diversas ferramentas gratuitas no mercado que cumprem perfeitamente com a função de medir tráfego e conversões. Sem que elas estejam corretamente implementadas, é muito difícil, se não impossível, analisar corretamente os resultados do projeto.

Google Analytics

Existem outras ferramentas pagas e gratuitas no mercado e as informações obtidas e analisadas vão ser basicamente as mesmas: tráfego (sessões) e comportamento (taxa de abandono, páginas/sessão, conversões, etc)

Google Search Console

No famoso Google Search Console, onde você vai ter todas as informações do comportamento do teu site nos resultados orgânicos do Google: buscas em que seu site apareceu, média de posicionamento, impressões, páginas que geraram a presença e etc.

O ideal é que os gráficos de análise sejam temporais (linha do tempo), para que se possa observar claramente o comportamento do site.

Principais análises sugeridas para o relatório de SEO

A seguir apresento alguns pontos que devem ser observados nos relatórios de SEO. Mas é importante reforçar que os resultados não aparecem imediatamente e dependem de uma série de fatores.

Aqui você tem algumas prováveis razões para sua campanha de SEO não estar funcionando

Análise de Posicionamento Orgânico

O ideal é ter uma lista de palavras-chave principais que reflita o objetivo de posicionamento do site e ver o comportamento do site em relação a estas buscas nos resultados orgânicos. Só que para isso você precisa ter uma ferramenta de SEO paga - tem várias no mercado. 
Mas o relatório de desempenho do Google Search Console traz as palavras-chave que mais geraram cliques e impressões, que já ajuda muito na análise. Sugiro fazer o download da informação e tratar ela no Excel, pra ficar com formatação melhor.

Análise de tráfego

Outro ponto muito importante é analisar no Google Analytics (ou outra ferramenta) o tráfego orgânico gerado para o site. Este crescimento geralmente é constante na etapa inicial do projeto, quando o site vai ganhando o posicionamento para as palavras-chave planejadas, e depois tende a dar uma estabilizada.

Se você conseguir separar o tráfego em grupos de conteúdo e páginas de entrada, o relatório ficará muito mais completo.

Análise de comportamento e conversões

Esta análise é o ponto principal do relatório, já que é onde são medidos os eventos bem sucedidos que vão gerar retorno financeiro ao investimento realizado no decorrer do projeto de SEO. Por isso é importante ter a ferramenta corretamente configurada no site e todos os pontos e objetivos de conversão estejam claramente definidos e configurados.

Aprendizado com o relatório de SEO

Além de ter uma completa análise dos resultados do projeto de SEO, a atualização periódica do relatório do projeto de SEO e sua análise trará um maior conhecimento do negócio e do comportamento do site e seus usuários. E é isto vai permitir a definição de otimizações mais específicas para aprimorar seu desempenho e geração de resultados, alinhar com outras ações de comunicação ou até a criação de novos projetos paralelos.

Aqui um exemplo de quadro para ajudar a monitorar os resultados do relatório:

Exemplo de tabela ou quadro para o relatório de SEO.
Por Giovanna Pizzolante 21 mai., 2024
Na era digital, onde a visibilidade online é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, o SEO (Search Engine Optimization) se destaca como uma ferramenta fundamental. No entanto, compreender e implementar efetivamente as melhores práticas de SEO é uma tarefa bastante desafiadora porque envolve metodologias e processos de análise bem específicos. É aqui que entra a mentoria de SEO. Imagine ter acesso a um especialista experiente que guie você oferecendo insights personalizados, estratégias sob medida e orientações práticas para melhorar o desempenho da sua empresa nos mecanismos de busca e aumentar o tráfego orgânico para o seu site? O que é Mentoria de SEO? A mentoria de SEO oferecida pela Equipe Curacautin é um serviço personalizado destinado a empresas que buscam aprimorar sua presença online. Um pouco diferente de uma consultoria de SEO , nessa parceria colaborativa, um especialista compartilha seu conhecimento e experiência com orientação, revisão do trabalho do mentorado e feedbacks valiosos para alcançar os objetivos de tráfego e receita do site. Como Funciona? Reunião de Briefing O processo começa com uma reunião de briefing em que discutimos as metas, desafios e estratégias específicas para o seu negócio. Com nossa equipe você terá a oportunidade de compartilhar informações sobre sua empresa, seu mercado-alvo e quaisquer desafios que estejam enfrentando para gerar mais resultados a partir da busca orgânica. Workshop Realizamos um workshop abrangendo conceitos básicos de marketing digital, introdução ao SEO e boas práticas no desenvolvimento e planejamento de conteúdo. Durante este workshop, você aprenderá os fundamentos do SEO, como funciona e porque é importante para o seu negócio. Também podem ser discutidas estratégias específicas para melhorar sua visibilidade online e atrair mais tráfego para o seu site. Planejamento Após o workshop, passamos para a fase de planejamento, onde analisamos os hábitos de busca do seu público-alvo para entender como as pessoas procuram pelos produtos e serviços do seu negócio. Com base nesta análise, identificamos as palavras-chave mais relevantes para cada segmento e desenvolvemos uma estratégia de otimização de conteúdo para o seu site. Implementação Com a estratégia definida, passamos para a fase de implementação, onde sugerimos Title e Meta Tags para as principais páginas do seu site, bem como outras otimizações técnicas ou de conteúdos necessárias para melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Você, ou quem for responsável pelo site, será orientado sobre como implementar essas sugestões, com suporte contínuo da nossa equipe ao longo do processo. Captação de dados e Informações Durante o programa de mentoria, realizamos duas reuniões de análise do site em busca de oportunidades de otimização. Nessas reuniões, estudamos os resultados gerados até o momento, revisamos o progresso feito, identificamos áreas de melhoria e oferecemos feedbacks específicos. Nosso objetivo é passar uma análise detalhada dos resultados e sugestões práticas para maximizar o impacto das suas estratégias de SEO. Conclusão Seis meses após a implementação das otimizações, realizamos uma reunião de conclusão, onde analisamos as informações do Google Analytics e do Google Search Console para avaliar o impacto das nossas estratégias no desempenho do seu site. Nesta reunião, apresentamos insights e observações que ajudarão você a compreender os resultados obtidos e definir os próximos passos para continuar a melhorar sua presença online. A melhor hora para começar um projeto de SEO era um mês atrás, a segunda melhor é hoje Quer falar mais sobre este tipo de projeto? Entre em contato conosco e descubra como nossa mentoria de SEO pode impulsionar o seu negócio online!
Conheça a métrica Savings
Por Giovanna Pizzolante 07 mai., 2024
Saving é uma métrica do SEO que calcula economia comparada a anúncios pagos, revelando o valor do projeto de SEO. Essencial para medir ROI.
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