Uma das coisas que eu adoro fazer é comemorar as pequenas vitórias nossas de cada dia. Mesmo que elas tenham pouco impacto no tráfego total do site, elas mostram que a análise e a estratégia estão dando certo – o que no final do período vai resultar em um forte aumento no total. É o tal do trabalho de formiguinha.
Também acho este tipo de ação em equipe superimportante porque engaja, todos percebem o resultado do trabalho, sentem o tal do pertencimento e recarregam as energias para a próxima etapa. Ou seria alívio “putz, deu certo!”?
Nós passamos tantos momentos tensos no dia a dia, analisando números, pensando em como aquela atualização pode impactar nos nossos projetos, em estratégia, explicando as coisas pro pessoal que vai implementar, validar a implementação, responder e-mail de cliente, atualizar o Trello... Estes pequenos momentos de vitória devem ser aproveitados em seu máximo.
E, obviamente, estas vitórias têm que ser apresentadas para os clientes, porque para a maioria deles, o SEO é um grande mistério (ou magia?) e assim eles conseguem entender um pouco melhor como trabalhamos e como damos resultado.
Por isso que os relatórios periódicos (mensais ou mais) são tão importantes. É neste momento que o cliente vai ter contato com os resultados do projeto e podemos alinhar as coisas e matar as dúvidas. Além disso, nestes relatórios periódicos todas estas pequenas vitórias acumuladas são evidenciadas.
Sucesso
Certa vez estava fazendo um relatório de projeto LATAM para uma marca e observamos (no Google Search Console) que havia uma página que era tipo a mais importante no Brasil, mas que em alguns outros países ela praticamente não gerava tráfego.
E começamos a quebrar a cabeça do que poderia ser feito.
Pensamos em algumas possibilidades e definimos o plano de ação: antes de chegar mudando tudo, íamos testar a hipótese em algum país e depois replicaríamos para outros.
O que mudamos:
O tempo foi passando e não víamos nenhuma mudança. Parecia que o Google não sabia da existência daquela página e/ou não “ia ler” as alterações, mesmo ela estando no sitema.xml e com links internos (no próprio menu).
Então tivemos a ideia de alterar a url. Afinal o Google iria ver um redirecionamento e seria forçado a ver as otimizações feitas.
E deu certo. E comemoramos
Aplicamos as otimizações para outros países da região e estas páginas começaram a ser também as mais importantes geradoras de tráfego.
Além disso, acabamos “corrigindo” o comportamento do Google que, descobrimos depois, estava apresentando a página de site/país errado na região – por exemplo a página da Argentina era a que aparecia no Chile.
Este processo demorou bastante, mas como resultado aumentamos a presença da marca nos resultados de busca e passamos a apresentar o conteúdo correto para as pessoas.
No relatório a gente conseguiu colocar um período maior de análise comprovando que o resultado havia acontecido mesmo e não era apenas um pico. Também foi um pouco tenso explicar porque a Argentina perdeu tráfego, mas conseguimos mostrar que o ganho nos outros países compensou esta perda.
Cada projeto tem suas particularidades, necessidades e dificuldades. Nós vamos entender todo o ecossistema em que o projeto está inserido e passar isto para ações claras e priorizadas de acordo ao impacto que elas vão causar nos resultados de suas campanhas.
Todos os direitos reservados | Curacautin