Uma consultoria de SEO pode funcionar de diversas maneiras, depende muito do projeto a ser realizado. Mas sempre vão existir as etapas de análise, planejamento, implementação e análise de resultados. Somente desta maneira é possível construir uma curva de aprendizado e identificação de oportunidades. O grande valor está na coordenação de todo o processo envolvendo diferentes equipes do negócio.
Você deveria ter começado ontem um projeto de SEO para seu site, ou mesmo antes de ontem. Mas hoje é um ótimo dia para começar.
O que o negócio já tem? Quais termos já geram tráfego para o site? Quais são as métricas de conversões?
Será criado um checklist de ações a serem complementadas e estas direcionadas para as equipes responsáveis
As implementações serão validadas. Caso algo não seja possível, serão apontadas alternativas
É preciso acompanhar os resultados e impactos das otimizações no comportamento do site
O que os concorrentes já fazem? Quais conteúdos tem? Quais estratégias eles utilizam?
Como as pessoas buscam pelos produtos ou serviços oferecidos? Quais palavras-chave são usadas?
Outra parte importante da consultoria em SEO de Performance é o fluxo de análise e apresentação de resultados a partir dos relatórios apresentados em reunião com os principais envolvidos no projeto. É neste momento que é feito o acompanhamento das implementações sugeridas, resultados alcançados e o impacto das otimizações nestes resultados.
A apresentação dos resultados é importante para manter o projeto visível e a integração das equipes envolvidas, além de gerar uma curva de aprendizagem de todos os envolvidos, melhoria de processos internos e também a identificação de novas oportunidades.
Os indicadores básicos de um relatórios de SEO deverão ser:
Como observa-se neste conteúdo, devido à quantidade de etapas e processos da consultoria de SEO, os resultados vão aparecer a médio e longo prazos. Somente a etapa de planejamento tende a durar aproximadamente 2 meses e, a observação de resultados vai acontecer a partir de 3 meses após o início da consultoria.
Por isso, o ideal é que a consultoria de SEO tenha um período mínimo de 6 meses para que sejam observados os primeiros resultados e também para que haja uma relação mínima com o cliente para aprendizado e alinhamento de expectativas.
Os principais benefícios do desenvolvimento do projeto de SEO são:
Cada projeto tem suas particularidades, necessidades e dificuldades. Nós vamos entender todo o ecossistema em que o projeto está inserido e passar isto para ações claras e priorizadas de acordo ao impacto que elas vão causar nos resultados de suas campanhas.
Todos os direitos reservados | Curacautin