Campanhas com Adwords no Youtube para aumentar Inscritos no Canal

Um cliente tinha uma campanha de adwords, basicamente de Search/links patrocinados, que estava ali estagnada, não tinha muito pra onde evoluir porque a verba estava definida, os objetivos estavam sendo alcançados e etc.

Então sugerimos começarmos testes de campanhas no Youtube, utilizando videos institucionais e “educativos” que o canal já possuia.

Nos primeiros meses fizemos diversos testes para entender a influencia de campanhas “Instream” (aqueles ou durante os videos) e os Discovery (que aparecem como sugestões nas buscas de videos) e ficamos “apaixonados” pelo CPV (custo por visualização) que a plataforma oferece, que foi bastante baixo neste caso.

Uma das coisas que mais gostamos na realização de campanhas em Youtube é o sistema de cobrança: o anunciante é cobrado apenas quando a pessoa assiste a 30 segundos do vídeo ou quando clica no anúncio (instream), ou quando a pessoa clica para ver o video sugerido (Discovery). Ou seja, a informação/mensagem certamente foi passada e o anunciante merece ser cobrado.

No principal concorrente, o Facebook, o anunciante é cobrado quando a pessoa assiste a 3 segundo do vídeo. Quem consegue passar uma comunicação em 3 segundos??

Enfim, fizemos diversos testes até que o cliente a certa data definiu que o objetivo da campanha seria ampliar a quantidade de assinantes/fãs do Canal. É, antes estávamos fazendo a campanha sem termos objetivos definidos.

Então acabamos observando que no caso dos videos que tínhamos à disposição, a melhor aposta seria utilizarmos os videos educativos na estratégia Video Discovery – que era a que estava trazendo mais assinantes de acordo ao relatório do próprio Google Adwords (existe a métrica “assinantes adquiridos” no Adowords).

Ainda utilizamos outras estratégias como campanhas de remarketing em Display assim como nos sitelinks dos anúncios de Search/Links Patrocinados.

Resultados da Campanha com Adwords no Youtube para aumentar inscritos

Foi um aprendizado bastante grande e, o mais importante, é que a quantidade de inscritos do canal foi teve importante aumento, com uma evolução contínua:

 

Podemos dizer que isto se trata de um caso de sucesso, não?

Publicado em Youtube

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