Nos primeiros meses fizemos diversos testes simples para entender os resultados de campanhas "Instream" (aqueles anúncios que aparecem antes ou durante os vídeos) e os Discovery (anúncios que aparecem como sugestões nas buscas de vídeos) e ficamos "apaixonados" pelo CPV (custo por visualização) que a plataforma oferece, que foi bastante baixo neste caso.
Este CPV estava muito mais baixo que o CPC (Custo por Clique) que estávamos observados nas campanhas de Busca/Search, o que fazia com que a quantidade de usuários impactados fosse muito maior com um investimento menor.
Dentro dos objetivos que tínhamos à época, que não era a realização de vendas no site ou alguma conversão que gerasse renda direta, estava um cenário muito bom.
Uma das coisas que mais gostamos na realização de campanhas de anúncios em Youtube é o sistema de cobrança: o anunciante é cobrado apenas quando a pessoa assiste a 10 segundos do vídeo ou quando clica no anúncio (instream), ou quando a pessoa clica para ver o vídeo sugerido (Discovery). Ou seja, a informação/mensagem certamente foi passada e o anunciante merece ser cobrado.
No principal concorrente, o Facebook (ou FaceAds), o anunciante é cobrado quando a pessoa assiste a 3 segundo do vídeo. Quem consegue passar uma comunicação em 3 segundos??
Hoje existem outras modalidades de cobrança em ambas plataformas, mas esta diferença ainda acontece.
Após alguns meses da campanha rodando em teste e a apresentação de relatórios com diversos indicadores de engajamento e comportamento do usuário, a diretoria da empresa decidiu "formalizar" que a campanha teria o objetivo de atrair novos inscritos para o canal. Afinal assim mais pessoas seriam impactadas de maneira gratuita de novos vídeos e promoções feitas no canal no Youtube.
Então acabamos observando que no caso dos vídeos que tínhamos à disposição, a melhor aposta seria utilizarmos os vídeos educativos na estratégia de Vídeo Discovery - que era a que estava trazendo mais assinantes de acordo ao relatório do próprio Google Ads (é a métrica "assinantes adquiridos").
Ainda utilizamos outras estratégias como campanhas de remarketing em Display assim como sitelinks dos anúncios de Search/Links Patrocinados para gerar novos inscritos no canal. Fizemos isso colocando "?sub_confirmation=1" ao final da url de destino do anúncio.
Não encontramos nos relatórios do Youtube Analytics algo que mostre a evolução de inscritos no canal, mas existe um gráfico que mostra a quantidade de inscrições obtidas. E o gráfico abaixo mostra a curva de novas inscrições variando bastante e sendo fortemente impactada com as ações desta campanha de anúncios no Youtube usando o Google Ads.
Cada projeto tem suas particularidades, necessidades e dificuldades. Nós vamos entender todo o ecossistema em que o projeto está inserido e passar isto para ações claras e priorizadas de acordo ao impacto que elas vão causar nos resultados de suas campanhas.
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