Dicas e estratégias para se destacar como profissional de Marketing Digital

ago. 16, 2023
Dicas para se destacar como profissional de marketing digital

Atividade cada vez mais necessária no cenário de Marketing Digital, o profissional de Marketing Digital é essencial na estratégia de marketing das empresas.

 

O que faz o profissional de Marketing Digital?

Uma das atividades realizadas pelos profissionais de Marketing Digital se concentra na coleta, medição, análise e interpretação de dados relacionados ao comportamento dos usuários em sites, aplicativos ou plataformas digitais. Seu objetivo principal é entender e otimizar a experiência do usuário, melhorar o desempenho do site e impulsionar os resultados de negócios.


A coleta de dados é realizada por meio de várias ferramentas de análise. Essas ferramentas rastreiam a atividade dos visitantes e trazem inúmeras métricas, tais como o número de visitantes, origem de tráfego, comportamento do usuário, taxa de rejeição e conversões. Aqui na Curacautin, em nossa consultoria de SEO por exemplo, utilizamos ferramentas como o Google Analytics, o Google Search Console e o Webceo.


Com base nos dados coletados, os profissionais de Marketing Digital interpretam as informações para identificar tendências, padrões e oportunidades de melhoria. Eles fornecem insights estratégicos para auxiliar na tomada de decisões, como otimizar o design do site, melhorar o conteúdo, ajustar campanhas de marketing, segmentar melhor o público-alvo e aumentar a taxa de conversão.


Por isso, a atividade o profissional de Marketing Digital é uma atividade essencial para o sucesso de negócios online e para aprimorar a experiência do usuário, permitindo que as empresas tenham uma visão clara do desempenho de seus sites e tomem medidas concretas para maximizar os resultados obtidos através de suas presenças digitais.

 

Dicas para se tornar um bom profissional de Marketing Digital

Para se tornar um bom profissional de Marketing Digital, é um grande diferencial desenvolver habilidades e características que podem trazer destaque à sua atuação.

Aqui estão algumas das principais características que agregam grande diferencial competitivo:


Conhecimento técnico:

É essencial ter um bom entendimento das ferramentas de análise da web, como o Google Analytics, e saber como configurá-las corretamente. Isso inclui o rastreamento de páginas, configuração de metas, acompanhamento de eventos e uso de UTM tags.


Análise de dados:

Ser capaz de coletar e analisar dados é fundamental. Isso envolve a compreensão de conceitos como métricas, dimensões, segmentação e funis de conversão. Ser capaz de interpretar os dados e extrair insights relevantes é essencial para melhorar o desempenho do site ou aplicativo.


Pensamento analítico:

Um bom profissional de Marketing Digital deve ser capaz de pensar analiticamente, identificando padrões e tendências nos dados. Isso envolve habilidades de resolução de problemas e a capacidade de realizar análises de causa e efeito. Se houve um aumento repentino de tráfego e uma queda na taxa geral de conversão, pode ser que tenha entrado uma campanha de Social Media com alto investimento e fora dos objetivos do negócio.


Curiosidade e sede de aprendizado:

A área de Marketing Digital está em constante evolução, com novas tecnologias e tendências surgindo regularmente. Ser curioso e ter sede de aprendizado permitirá que você acompanhe as últimas tendências e se adapte às mudanças no campo. Resumindo: testar, analisar, testar, analisar, test...


Compreensão do negócio:

Para obter insights valiosos dos dados, é importante ter uma compreensão sólida do negócio em que você está trabalhando. Por exemplo quais hábitos de busca e consumo de conteúdo do seu público, como a venda ocorre e quais as dificuldades dos clientes. Isso ajudará a traduzir os dados em informações úteis para as partes interessadas e tomar decisões informadas para melhorar os resultados.


Excelentes habilidades de comunicação:

Ser capaz de comunicar de forma clara e eficaz os insights derivados dos dados é uma habilidade crucial. Isso inclui a capacidade de apresentar informações complexas de forma compreensível para diferentes públicos, como gerentes de marketing, desenvolvedores ou executivos. Por exemplo, para um gerente de marketing, não adianta falar sobre como estruturação de heading tags no conteúdo do texto deve ser utilizada. Ao mesmo tempo que não ajuda tanto assim falar para o desenvolvedor que existem 3 tipos de conversões possíveis num site que tenha botão de Whatsapp, Form de contato e cliques em botões de redes sociais.


Orientação para resultados:

Um bom profissional de Marketing Digital deve estar focado em resultados e ter a capacidade de definir metas e medir o sucesso. Isso envolve a definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes e o acompanhamento contínuo dos resultados para impulsionar melhorias. Um bom exemplo é diferenciar métricas de cliques em campanhas de Google Ads e a % de participação dos anúncios nas oportunidades gerais.


Pensamento estratégico:

É importante ter uma visão estratégica e entender como as análises da web se encaixam nos objetivos e nas metas de negócio de longo prazo. Ser capaz de identificar oportunidades de otimização e fornecer recomendações estratégicas é fundamental para o sucesso em Marketing Digital. Ou seja, basicamente responder como o cliente pode ganhar mais pagando menos. Ou que ele está perdendo oportunidades de negócio porque o investimento dele na campanha está sendo muito baixo.


Lembre-se de que as características mencionadas acima são uma base para se tornar um bom profissional de Marketing Digital, independente se é Midia, SEO, CRM, UX ou conteúdo, mas o campo é vasto e está em constante evolução. Continuar aprendendo, explorando novas tecnologias e ferramentas, e adaptando-se às mudanças são elementos-chave para se manter atualizado e eficaz nessa área.

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