Consultoria em SEO de Performance

Marcos Alonso • out. 18, 2021

Mas afinal, como funciona a consultoria de Performance em SEO

A consultoria em SEO completa tem uma serie de etapas que são grande importância para que os resultados sejam alcançados da maneira ideal, afinal como dizia o poeta "it´s a long way to the top If you wanna rock´n´roll". Veja aqui a estrutura básica que este tipo de projeto tem. É por isso que este tipo de consultoria tem uma duração de médio e longo prazos, a partir de um mínimo de 6 meses.

Planejamento de SEO

Na etapa de planejamento da consultoria de SEO é uma das fases mais importantes, porque serão realizadas análises do site, como o mercado trabalha  e quais são as oportunidades que existem para o cliente obter os resultados desejados.

Análise do site e do negócio

Logo que se inicia uma consultoria de SEO e performance, o consultor fará a análise de informações que o site já tem. Seja no Google Analytics, como no Google Search Console. Também deve haver uma conversa com o cliente para aproveitar o conhecimento que ele já tem do mercado e já identificar alguns termos que ele usa que podem ser aproveitados na definição da estratégia a ser seguida no projeto. Afinal quem mais conhece o negócio é o dono dele, certo?
Outra coisa bem importante que acontece neste momento é que poderão ser identificados erros graves e importantes oportunidades de otimização que tragam resultados rápidos sem grandes esforços,
os chamados Quick Wins.

Análise de mercado

Após a primeira análise do site e início da compreensão do negócio e seus objetivos, são analisados sites concorrentes diretos e indiretos para a identificação do status de otimização, arquitetura de conteúdo e palavras-chave utilizadas. Também chamamos este processo de benchmarking, né?

Análise de hábitos de busca

Esta etapa da consultoria de SEO também é conhecida como busca e seleção de palavras-chave, que é o processo de identificar como as pessoas buscam pelos produtos ou serviços do cliente. É agora em que serão definidos os objetivos de posicionamento do site e, consequentemente, do projeto de SEO.

O documento gerado nesta etapa pode ser um plano pequeno de 20 palavras-chave, mas também um planejamento completo de mais de 500 palavras-chave que vai servir para 1 ou 2 anos projeto.

Análise do site

Enfim chega-se à etapa de analisar o site propriamente dito. É realizado um pente fino sobre todos os pontos que devem ser considerados no projeto de SEO:

  • Estrutura de URL
  • Tempo de carregamento da página
  • Uso de Heading Tags
  • Title Meta Descriptions
  • Uso de imagens e Alt Tags
  • Arquitetura do conteúdo
  • Usabilidade
  • Uso de sitemap.xml
  • Uso das palavras-chave selecionadas


Deste documento vai sair o plano de ação propriamente dito, apontando quais pontos devem ser melhorados e um workflow de otimização considerando a relação dificuldade vs resultados esperados.

Implementação das otimizações

Na etapa de desenvolvimento do projeto, a implementação do plano de ação pode ser feita de diversas maneiras, mas geralmente as ações são separadas por equipes e responsabilidades, sendo acompanhadas pela equipe da Curacautin para validação e garantir que tudo seja implementado de acordo ao planejado

Otimizações Estruturais e Tecnológicas

As ações que envolvem mais a parte de programação, desempenho e estrutura do site podem ser "separadas" e encaminhadas para a equipe de Tecnologia (ou TI, desenvolvimento, etc), a qual tem maiores conhecimento sobre a parte técnica e como fazer as implementações. Às vezes podem ser necessárias ou sugeridas a criação de features ou alterações que podem impactar de forma profunda no funcionamento do site, o que vai requerer um tempo maior para a implementação.

Otimizações de Conteúdo

Geralmente a equipe de conteúdo pode realizar as otimizações paralelamente, de forma independente, às ações de tecnologia.
Neste momento, além da apresentação do plano de ação de conteúdo poderá ser realizado um
workshop de SEO e Webwriting para apresentação das técnicas e boas práticas a serem utilizadas no desenvolvimento de conteúdo do site.

Relatórios e Otimização Contínua

Outra parte importante da consultoria em SEO de Performance é o fluxo de análise e apresentação de resultados a partir dos relatórios apresentados em reunião com os principais envolvidos no projeto. É neste momento que é feito o acompanhamento das implementações sugeridas, resultados alcançados e o impacto das otimizações nestes resultados.

A apresentação dos resultados é importante para manter o projeto visível e a integração das equipes envolvidas, além de gerar uma curva de aprendizagem  de todos os envolvidos, melhoria de processos internos e também a identificação de novas oportunidades.

Principais indicadores da consultoria de SEO e Performance

Os indicadores básicos de um relatórios de SEO deverão ser:

  • Sessões/visitas geradas por buscadores
  • Páginas de entrada de tráfego orgânico
  • Conversões realizadas
  • Impressões nos resultados orgânicos
  • Palavras-chave geradoras de tráfego


Duração da Consultoria de SEO

Como observa-se neste conteúdo, devido à quantidade de etapas e processos da consultoria de SEO, os resultados vão aparecer a médio e longo prazos. Somente a etapa de planejamento tende a durar aproximadamente 2 meses e, a observação de resultados vai acontecer a partir de 3 meses após o início da consultoria.

Por isso, o ideal é que a consultoria tenha um período mínimo de 6 meses para que sejam observados os primeiros resultados e também para que haja uma relação mínima com o cliente para aprendizado e alinhamento de expectativas.

Benefícios da Consultoria de SEO e Performance

Os principais benefícios do desenvolvimento do projeto de SEO são:

  • maior conhecimento do mercado
  • definição de objetivos alinhados aos hábitos de busca
  • plano de otimização
  • definição e acompanhamento de indicadores de resultados
  • melhoria de comunicação
  • melhoria de usabilidade
  • curva de aprendizagem da equipe envolvida

É importante lembrar que este é o esquema geral da consultoria de SEO mas existem outras possibilidades ou esquemas que podem ser montados de acordo às suas necessidades. Vamos conversar?

Homem pensando em um post critico, sobre Inbound e outbound marketing
Por Marcos Alonso 20 fev., 2024
Estes conceitos tão em destaque hoje em dia são mais simples de diferenciar do que se imagina. Descubra aqui
Imagem fundo azul notebook e mesa de trabalho, texto:
13 nov., 2023
Descubra como usar algumas das principais estratégias de lance do Google Ads para alcançar objetivos e metas.
Share by: