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Como funciona a consultoria em SEO

Uma consultoria de SEO pode funcionar de diversas maneiras, depende muito do projeto a ser realizado. Mas sempre vão existir as etapas de análise, planejamento, implementação e análise de resultados. Somente desta maneira é possível construir uma curva de aprendizado e identificação de oportunidades. O grande valor está na coordenação de todo o processo envolvendo diferentes equipes do negócio.

Quando devo começar uma consultoria de SEO?

Você deveria ter começado ontem um projeto de SEO para seu site, ou mesmo antes de ontem. Mas hoje é um ótimo dia para começar.

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Como funciona a Consultoria em SEO?

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Entender o negócio

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Qual a situação?

O que o negócio já tem? Quais termos já geram tráfego para o site? Quais são as métricas de conversões?

Workflow

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Organizar.

Será criado um checklist de ações a serem complementadas e estas direcionadas para as equipes responsáveis

Apoio e Validação

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Corrija e revise.

As implementações serão validadas. Caso algo não seja possível, serão apontadas alternativas

Resultados

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Respire fundo.

É preciso acompanhar os resultados e impactos das otimizações no comportamento do site

Entender o mercado

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A concorrência.

O que os concorrentes já fazem? Quais conteúdos tem? Quais estratégias eles utilizam?

Explorar o cliente

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Questione.

Como as pessoas buscam pelos produtos ou serviços oferecidos? Quais palavras-chave são usadas?

Análise do site

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Pente Fino.

Uso de técnicas de HTML, desempenho da página, arquitetura de conteúdo, urls, sitemap.xml, etc


Relatórios e Resultados

Outra parte importante da consultoria em SEO de Performance é o fluxo de análise e apresentação de resultados a partir dos relatórios apresentados em reunião com os principais envolvidos no projeto. É neste momento que é feito o acompanhamento das implementações sugeridas, resultados alcançados e o impacto das otimizações nestes resultados.

A apresentação dos resultados é importante para manter o projeto visível e a integração das equipes envolvidas, além de gerar uma curva de aprendizagem  de todos os envolvidos, melhoria de processos internos e também a identificação de novas oportunidades.


Principais indicadores de SEO

Os indicadores básicos de um relatórios de SEO deverão ser:

  • Sessões/visitas geradas por buscadores
  • Páginas de entrada de tráfego orgânico
  • Conversões realizadas
  • Impressões nos resultados orgânicos
  • Palavras-chave geradoras de tráfego


Duração da Consultoria

Como observa-se neste conteúdo, devido à quantidade de etapas e processos da consultoria de SEO, os resultados vão aparecer a médio e longo prazos. Somente a etapa de planejamento tende a durar aproximadamente 2 meses e, a observação de resultados vai acontecer a partir de 3 meses após o início da consultoria.

Por isso, o ideal é que a consultoria de SEO tenha um período mínimo de 6 meses para que sejam observados os primeiros resultados e também para que haja uma relação mínima com o cliente para aprendizado e alinhamento de expectativas.


Principais Benefícios da Consultoria de SEO

Os principais benefícios do desenvolvimento do projeto de SEO são:

  • maior conhecimento do mercado
  • definição de objetivos alinhados aos hábitos de busca
  • plano de otimização
  • definição e acompanhamento de indicadores de resultados
  • melhoria de comunicação
  • melhoria de usabilidade
  • curva de aprendizagem da equipe envolvida

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