Como funciona a consultoria em SEO

Praticamente todo mundo hoje em dia sabe do potencial que os buscadores, principalmente o Google aqui no Brasil, para gerar tráfego e negócios para um site. Seja qual for o seu negócio você pode (e deve) utilizar este serviço para ampliar os resultados do seu negócio. Veja uma apresentação básica da consultoria de SEO:

Não deixe de ler os argumentos de porque contratar uma consultoria em SEO

Se quiser, temos um nem tão breve resumo dos principais pontos que devem ser considerados:

Quando, ou em que fase do site ou negócio, devo iniciar um projeto de SEO?

Um projeto de  SEO pode ser trabalhado em qualquer etapa que esteja seu site. O ideal é que o site seja planejado desde o início com o objetivo de gerar visibilidade. Assim todo o desenvolvimento vai ser realizado nas premissas técnicas de SEO e também sua estrutura de conteúdo e de navegação já vai ser trabalhada para dar maior destaque às páginas mais importantes.

Mas, se você já um site funcionando (ou nem tanto) e que você goste dele, a consultoria de SEO pode trabalhar em cima dele para otimizá-lo. Provavelmente não vai ser tudo implementado na mesma hora, mas as sugestões de otimização podem ser priorizadas e implementadas em etapas.

Se você já tiver um site e estiver planejando outro é ainda mais importante que você tenha algum expert em SEO para coordenar a migração e evitar sérios problemas de indexação, além de obviamente garantir que o novo site esteja completamente otimizado. Isto vai evitar que você tenha que gastar dinheiro com a otimização do novo site logo depois de seu lançamento.

Como funciona a consultoria de SEO?

Principais Etapas:

Planejamento e Setup

No início da consultoria, é realizada uma reunião com os líderes do projeto, empresa ou site, para a compreensão do negócio, o público-alvo, alinhamento de roadmap e expectativas e, o mais importante, a definição de metas e objetivos a serem alcançados pelo projeto. Após esta reunião será definido um workflow com as entregas e definição de responsabilidades.

Esta etapa pode durar de um a dois meses, dependendo do tamanho do site e dificuldade encontrada para análise.

Consultoria Contínua

A partir do momento em que são entregues os documentos principais e as otimizações/sugestões são implementadas pela equipe responsável pelo site, é iniciada a etapa de análise de resultados alcançados e o gerenciamento do projeto com a definição de próximos passos e ajustes no workflow. No mínimo serão relatórios mensais com análise de resultados e definição de próximos passos ou implementações.

É nesta etapa em que a consultoria começa a agregar maior valor ainda ao projeto, já que passa a ter maior conhecimento do negócio. Com isso podem ser identificadas diversas oportunidades não observadas no início do projeto.

Também nesta etapa podem ocorrer treinamentos incompany sobre melhores práticas de SEO para o enraizamento das boas práticas, seja para equipes de TI, como para equipes de marketing e comunicação. Assim as boas práticas de SEO passam a fazer parte de todos os processos internos, aumentando a quantidade e qualidade de resultados a médio e longo prazos

Responsabilidade pelas implementações

Em primeiro lugar, a responsabilidade e os resultados obtidos são de toda a equipe envolvida. Afinal não adianta a implementação ser perfeita se o planejamento feito pela consultoria não era o adequado.

Inicialmente, a consultoria faz apenas sugestões, sendo o cliente, ou seu parceiro, o responsável pela implementação. A consultoria atua de uma maneira isenta, mas bem relacionada, buscando sempre os objetivos do projeto. Caso seja necessário, podem ser sugeridos outras empresas ou profissionais para a implementação.

Por outro lado, se algumas sugestões não puderem ser implementadas devido a restrição de orçamento, dificuldades tecnológicas ou outras razões, cabe à consultoria buscar outras alternativas para o atingimento de objetivos.

Qual o tempo mínimo de uma consultoria?

O ideal é que a consultoria seja contínua, afinal o conhecimento sobre o negócio, particularidades e identificação de oportunidades on e offsite aparecem com o tempo. Mas o mínimo recomendável são 6 meses. Assim dá tempo de fazer uma análise detalhada e há tempo para o acompanhamento e validação das implementações e também dá para observar os resultados alcançados.

Achou interessante? Envie um e-mail!

[contact-form-7 404 "Not Found"]