Se você tem uma equipe ou consultoria responsável pelo SEO que vem já trabalhando há algum tempo no seu negócio, contratar periodicamente uma segunda ou terceira opinião pode trazer grandes benefícios.
A contratação de uma auditoria de SEO pode reforçar o trabalho realizado até o momento, fazendo com que pontos observados anteriormente sejam novamente evidenciados e sua importância reforçada pelo relatório emitido. Além disso, também é possível, e esperado, que sejam identificadas novas ações e oportunidades para o projeto, ampliando o alcance das ações de SEO.
Período de contratação da auditoria
Diferente de uma consultoria de SEO, que é ideal contratar por períodos mais longos, a auditoria pode ser contratada por períodos curtos para que seja mantida sua independência e maior visibilidade dos relatórios. Sugere-se pelo menos dois meses de auditoria para que seja realizada uma análise completa do site.
O que esperar de uma auditoria de SEO?
A auditoria, baseada em sua experiencia e conhecimento de todos os pontos importantes de um site, vai entregar um relatório completo abordando pontos positivos e negativos do site. Através de exemplos e imagens serão apontadas otimizações a serem implementadas e listando as prioridades, como forma de facilitar a organização dos trabalhos.
Principais pontos abordados no relatório da auditoria:
Análise onpage
- Estutura de Urls
- Navegação/Arquitetura
- Otimização de HTML
- Linkagem interna
- Desempenho do site
- Estratégias de conteúdo
Análise Offpage
- Características de linkagem externa
- Estratégias de comunicação externa
Responsável pela auditoria
Marcos Alonso trabalha com SEO desde 2006, do tempo em que o Google não lia JavaScript. Trabalhou na Media Contacts (Havas Digital) como coordenador de SEO para os projetos na América Latina e depois na Catho como coordenador da área.
Já trabalhou em projetos dos mais variados nichos de mercado, tipos de plataforma e objetivos de posicionamento.