Paginas ou sites espelho = black hat?

Outro dia um cliente me  apresentou uma lista de diversos domínios que ele tinha comprado que eram descrições ou variações do nome dos produtos que ele vendia no site. Por exemplo:

  • Cachosdebananamaduras.com.br
  • Bananas-maduras-de-itapevi.com.br
  • Bananas-maduras.com.br
  • Bananas-maduras-venda.com.br

Ele perguntou se deveria utilizar estes domínios para poder ter uma maior presença nos resultados de busca quando alguém procurasse por “bananas venda”. Confesso que a proposta é muito boa, já que ele pode dominar a página de resultados com todos seus sites com outros domínios próprios, eliminando a concorrência nas páginas de resultado.

Porém, do ponto de vista de SEO, esta é uma prática não recomendável por ser considerada ilegal (SPAM ou Black Hat) pelos buscadores porque vai prejudicar a variedade de respostas apresentada. Isto é prejudicial à experiência do usuário porque ele não vai ver exatamente as melhores opções para a busca realizada e também uma maneira de enganar os buscadores.

Ao analisar a questão, vi que algumas empresas estão fazendo isso: colocando conteúdo exatamente igual (ou com pequenas variações) ao seu site principal em outros dominios para ter um melhor posicionamento. Isso é o que chamamos de páginas ou sites espelho dá vontade de denunciar o site como spam no fórum de ajuda de webmasters só para manter o mercado “limpo” de empresas/pessoas que usam estas práticas para ter maior presença.

O que fazer em caso de múltiplos domínios?

Lógico que é importante evitar que um concorrente possa comprar um domínio que tenha palavras-chave e passe na sua frente e roube teus usuários e visitas. Por isso, o ideal é manter esse domínio em seu poder e redirecioná-lo ao seu site. Desta forma, você vai evitar um concorrente muito forte no seu mercado, mas não vai fazer algo ilegal perante os buscadores.

Publicado em Técnicas de SEO
3 comentários sobre “Paginas ou sites espelho = black hat?
  1. Guilherme disse:

    Marcos,

    Nessa situação o dono dos sites corre um grande problema, o famoso conteudo duplicado. Hoje, muitos estão usando o canonical focando o site principal, já nesse ponto, não é black hat. Eu já vi um caso parecido, mas a pessoa não fez canonical para o site principal, resultado foi, punição nos 2 site. É claro lembrar, o google podia muito bem punir apenas o site com a copia do conteudo, mas ele percebeu que o site era da mesma pessoa, mesmo ip de clase C, mesmo servidor.

    Fica aí um dica e uma experiência que tive.

    Abraço!

    • Marcos Alonso disse:

      Oi Guilherme, obrigado pelo comentario.
      Mas a questão é que ele queria ter sites iguais pra dominar a página de resultados.. não queria una canonical nem nada. Aí é black hat puro, num é não?

      Abs

1 Pings/Trackbacks para "Paginas ou sites espelho = black hat?"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha *