JavaScript pode ser bom para o SEO?

Bom, acho que aqui temos um post bastante polemico.. qual consultor/profissional do SEO poderia recomendar a algum cliente o uso de Java Script em um site que queira ter um bom posicionamento?

Pois bem, todos (ou quase) profissionais que trabalham com um mínimo de SEO aprendeu no primeiro dia que este tipo de linguagem não pode ser lida/interpretada pelo spiders dos buscadores, o que impede que estes cheguem às páginas que estão por trás desses links. Como diz aquela norma, toda regra tem sua exceção, certo?

Lógico que você não pode fazer um site só em Java Script, sem links em HTML porque os robôs não vão conseguir ler nenhuma página do seu site e aí, tchau, você não vai ter nenhuma visibilidade nos resultados de busca.

Eu tive algumas experiências com sites muito grandes, do tipo de classificados, em que os menus eram totalmente amigáveis, com links em HTML. O problema que eu vejo neste tipo de site é que os spiders vão ter uma (quase) infinita opção de links e combinações que vão fazer com que estes fiquem “rodando em falso” no site e nunca vão chegar ao fim dele.

Como muitos sabem, um dos princípios do SEO (e do SEM como um todo) é definir objetivos principais e secundários para poder focar os esforços nas páginas que geram mais visitas e conversões.  É justamente quando TODAS as páginas são igualmente importantes, que o resultado do projeto de SEO pode acabar indo pro saco.

Por isso que alguns SEO´s são tão preocupados com a questão da estrutura de navegação do site, porque é ela que vai definir a hierarquia e a forma com que os spiders (e o usuário, obviamente) vai navegar pelo site.

Ou seja, às vezes pode ser melhor montar uma estrutura rígida e estruturada para direcionar os spiders e, paralelamente, manter um menu em Java Script, Flash, ou qualquer coisa não acessível aos spiders, para que o usuário possa fazer sua busca pelo site, sem prejudicar sua navegação.

Acredito que esta seja uma maneira de formar Landing Pages reforçadas, para que o usuário chegue ao seu site, e permitir que este refine sua busca de acordo às suas necessidades.

E você, o que acha desta estratégia? Comente, gostaria de saber outras opiniões sobre esta idéia!!

Publicado em Técnicas de SEO
2 comentários sobre “JavaScript pode ser bom para o SEO?
  1. luiz disse:

    Fala mestre!

    Então, concordo mas não concordo! hahahaha

    Hoje em dia temos a opção de dar um NOFOLLOW nestes milhões de páginas que surgem nas buscas internas, então acho que ainda não é o suficiente pra convencer a galera de SEO a recomendar Javascript.

    Já a idéia de criar um menu estático, e as variações ocorrerem dentro de um JavaScript é muito boa também que desta maneira cria-se relevância somente para as páginas estáticas, o que a longo prazo pode torná-las importantes landing pages.

    Boa Alonso, esse texto faz pensar! srsrsrsr

    abçs

    • Marcos Alonso disse:

      Fala Luiz( é s ou z mesmo? =P)

      é então.. na real o mais importante é mesmo bloquear o acesso dos robôs.. é que às vezes o pessoal pode achar mais fácil já desenvolver um menu em Java Script do que ficar colocando nofollow nos links.

      aliás, qdo eu aprendender a colocar links de blogs aqui, colo pro seu

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha *