É o site ou a página que pode aparecer no resultado de busca orgânica?

Muita gente pensa, ou fala, que é um site que deve ter relevância para aparecer nos resultados de busca. Isto está em parte certo, mas quem posiciona nos resultados de busca orgânica é a página, para que o usuário não tenha que navegar pelo site inteiro até encontrar o conteúdo desejado.

Por exemplo, se você procurar por “mas o que é SEO curacautin”, o buscador vai apresentar um link que leve o usuário à página com conteúdo mais relevante:

Exemplo de resultado de busca

Exemplo de resultado de busca

Você pode ver que na primeira posição está a Url exata do post do assunto e em segundo lugar está o domínio do site. Isto mostra que o buscador vai tentar imaginar através de seu algoritmo a página que mais interessa ao usuário (o Google tem seu próprio algoritmo).

Por isso é tão importante ter todas as páginas do teu site otimizadas, sem barreiras aos spiders, uma estrutura de navegação organizada e a definição clara de objetivos de visibilidade que considerem tanto palavras mais genéricas como as mais específicas (em SEO chamamos long tail).

Aliás, este é ainda um dos grandes problemas para posicionar um site que tenha sido feito totalmente em Flash, porque dependendo de como ele tenha sido desenvolvido o buscador vai entender que há apenas um Filme/Flash sem saber onde está determinado assunto.

Imagine que você queira mostrar a um amigo uma imagem que você viu num filme. Ele provavelmente vai ter que ficar avançando e voltando o filme até chegar à imagem que você queria mostrar (e é possível que ele nem ache).  O buscador quer evitar que ele perca seu precioso tempo avançando um filme… é por isso que ter uma página com conteúdo específico é tão importante dentro de um projeto de SEO.

Publicado em Sem categoria, Técnicas de SEO
2 comentários sobre “É o site ou a página que pode aparecer no resultado de busca orgânica?
  1. Pablo Augusto disse:

    Boa noite.

    O texto está muito bom, parabéns. Deixe me fazer apenas uma consideração em relação a imagem/exemplo utilizado.

    Na sua umagem, se reparar o primeiro site aparece com um marcador verde (sinal de “checked”). Isso aocntece porque você adicionou seu próprio site aso favoritos do google ou mesmo marcou o site como favorito na página de resultados de busca.

    Então, essa imagem que vemso reflete uma busca PERSONALIZADA para você apenas, qualquer outra pessoa que pesquisar pelos mesmo termos dificilmente terá os mesmos resultados. E com certeza não terá um resultado marcado com um check verde.

    Esse é um equivoco de muitos, o google usa dados de nosso histórico, visitação recente, cookies, dentre outros para personalizar a busca para cada usuário. Existem algumas formas de “desligar” essa busca personalizada, assim ao pesquisar irá observar uma classificação mais real de seu site para a keyword presquisada.

    Para fazer isso use a seguinte url para pesquisar:
    http://www.google.com.br/search?q=palavra+pesquisada&hl=pt-BR&pws=0

5 Pings/Trackbacks para "É o site ou a página que pode aparecer no resultado de busca orgânica?"
  1. […] 2 primeiros resultados são os naturais por essência, vem 7 resultados locais e depois voltam os resultados naturais per […]

  2. […] Porém, uma coisa que percebi nestas diversas análises e busca incessante por novidades no dia a dia do profissional do SEO (=P), é que além de escolher a Description Tag a ser apresentado de acordo ao conteúdo da página, agora a Title Tag já não é mais necessariamente o link que vai ser colocado para o usuário clicar nos resultados de busca organica. […]

  3. […] o Google gostava de variar a quantidade de dominios apresentados nas páginas de resultados por acreditar que esta variedade era benéfica para a experiencia do usuário, já que ele poderia […]

  4. […] primeiro lugar, quem disse que não podia ou não manipulava resultados de busca?? Ué, quando é do seu interesse, vc pode manipular? […]

  5. […] estava roubando informações do Google, este acabou falando que ele pode manipular manualmente resultados orgânicos de busca. Aí lí um post no SEO Black Hat a mesma opinião que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha *