SEO is not Dead

Nestes últimos dias tivemos algumas noticias bastante relevantes que mostram que o SEO, apesar de ainda ser meio que o patinho feio do Marketing Digital (porque tem várias outras coisas “mais legais” pra se fazer), ainda tem uma longa vida pela frente.  Aqui vou colocar três noticias que achei mais interessantes.

Pesquisa mostra que Publicidade Offline atrai usuários para buscas na web

Uma pesquisa que a i-Prospect fez em conjunto com a Forrester Research, com 2 mil pessoas em diversas capitais brasileiras, mostrou que 79% das pessoas entrevistadas realizaram uma busca após serem impactadas por uma marca, serviço ou produtos seja através de uma propaganda offline (radio, TV, jornal, etc) ou pelo boca-a-boca.

Isso quer dizer que em muitos casos eles podem não estar interessados especificamente em uma loja x, mas sim no produto que foi comentado. Neste caso, se você tem um produto semelhante e tem bom posicionamento para o tal produto e/ou marca, pode acabar sendo impactado de maneira bem positiva por este comercial.

Imaginemos que você tem um e-commerce de móveis e acabou sendo veiculado um comercial de TV das incríveis cozinhas Bartira. Digamos que, por você praticar um preço mais baixo que certos concorrentes, você não tenha verba para veicular comerciais na TV.

Aí  rolou um comercial e o chefe de uma família (a mãe, né?) vai procurar por “cozinhas Bartira” no Google e vê que seu site está em 9° lugar nos resultados orgânicos. Na pesquisa por lojas com o menor preço o usuário acaba caindo no seu site e, na comparação, acaba percebendo que você tem um preço bem menor e resolve comprar no seu site.

Lógico que se o site estivesse no primeiro lugar o impacto seria bastante melhor, mas vai que suas Meta ou Title Tags estão mais atrativas que as dos TOP concorrentes…. resultados orgânicos não são apenas os primeiros lugares 😉

Rolagem Infinita nos resultados do Google

Saiu a noticia no Google Discovery de que estão testando eliminar a paginação nas páginas de resultado. Se o usuário quiser saber mais resultados para a sua busca, ele vai fazer mais ou menos como no twitter e no Facebook: clicar numa barra/botão “Mostrar mais resultados” (Show More).

Nova página de resultados

Minha opinião é de que isso deve ajudar nos cliques nas páginas com baixo posicionamento porque fica mais fácil voltar a posições intermediárias e observar melhor os resultados.

Achei bem positiva essa nova proposta, finalmente fizeram algo de novo para os resultados orgânicos.  Mas vamos ver como que eles vão trabalhar a questão dos links patrocinados, afinal não vão perder dinheiro, né?

Buscas e e-mail continuam sendo os preferidos

Li no blog SEO United um post comentando o resultados de uma pesquisa (EUA) realizada pela Pew Internet, em que o e-mail e as buscas mantêm preferência entre os internautas: 92% dos respondentes afirmaram conhecer e utilizar e-mails e buscadores.

Gráficos da pesquisa

Ou seja, apesar do evidente, e impressionante, crescimento do uso das redes sociais estas ferramentas ainda são as mais utilizadas

Pequeno o mercado, né?

 

Bom, estas notícias mostram aos argumentos que reforçam a necessidade de se pensar em posicionar bem um site nos resultados de busca, seja ela paga ou gratuita, para obter resultados consistentes.

É, o SEO não morreu 😉

Publicado em Marketing Digital Blog

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