Google pede ajuda dos usuários para atacar o SPAM

Sabe quando você faz uma busca no Google e acaba caindo numa página que tem conteúdo pobre e não tem muito a ver com o que você procurava, ou é uma página feia, cheia de repetições e que não vai solucionar o seu problema?

Muito provavelmente esta página ganhou o bom posicionamento por que o webmaster e/ou profissional usou em excesso práticas e técnicas de SEO com o único objetivo de conseguir essa melhor visibilidade, sem se preocupar com a experiência do usuário, relevância da página e outras coisas – são as conhecidas técnicas Black Hat. Isso, para mim, é a única coisa que vai causar o fim do seo

Pois bem, o Google e outros buscadores estão, digamos assim, perdendo a batalha contra estes ditos profissionais, que estão poluindo a internet e estragando a experiência do usuário. Isto acontece porque as técnicas estão cada vez avançadas e o mercado está criando  uma série de serviços que vão contra as “regras do jogo”, principalmente com a criação de todo um mercado de compra e venda de links, sites de conteúdo gerado apenas com a finalidade de link building (sites em que você publica press releases apenas com esta finalidade), etc.

Agora ele lançou uma extensão para o Google Chrome e, indiretamente, pede ajuda ao usuário para saber quais sites não “merecem” ter uma posição privilegiada nos resultados orgânicos de busca (fiquei sabendo disso através do amigo @alexvseo).

Esse lançamento, como tudo na vida, pode ter o lado bom e o lado ruim:

O lado bom, é que agora o usuário não vai ter que ir até a página de denuncia de spam para avisar a presença de uma página irrelevante ou ruim.. agora, basta clicar no botão que uma mensagem é automaticamente enviada ao Google e o site não aparecerá mais nos resultados de busca do usuário até ele desejar o contrario.  Facilitando este tipo de ação, provavelmente vai aumentar a quantidade de “denúncias”.

O lado ruim, não sei se isso vai acontecer, é que o pessoal que já gosta do Black Hat, ou que começa a usar uma nova técnica assim que ela aparece – independentemente de ser boa ou ruim, vai poder denunciar seus concorrentes com muita facilidade, o que pode fazer com que a ferramenta perca sua função principal (é mais ou menos ou que aconteceu com a tag nofollow)

Espero que o mercado, pelo bem dos resultados orgânicos, utilize bem esta ferramenta para manter uma boa e (mais ou menos) honesta concorrência e a qualidade dos resultados, assim como uma importante ferramenta do marketing digital.

O que você acha que vai acontecer? Vai usar esta extensao?

Publicado em Marketing Digital Blog
0 comentários sobre “Google pede ajuda dos usuários para atacar o SPAM
1 Pings/Trackbacks para "Google pede ajuda dos usuários para atacar o SPAM"
  1. […] This post was mentioned on Twitter by _polyana, Marcos Alonso. Marcos Alonso said: Google pede ajuda dos usuários para atacar o SPAM http://bit.ly/ghMp4X (ajuda do @alexvseo) […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha *