Os Title Tags definem o link nos resultados de busca?

Hoje acompanhei uma discussão entre a minha comparsa Polyana e o Fabio Ricotta a respeito de uma divergência entre o que os resultados orgânicos do Google apresentavam e o conteúdo da página propriamente dita.

A grande treta questão é que teoricamente o que define o link num resultado de busca é o Title Tag da página, independente do conteúdo da página.

Eu havia observado no passado que, caso a busca encontrasse texto mais relevante em algum dos headers, este é o que seria apresentado no link da busca. O problema é que eu errei nas imagens e repeti elas.. ou seja, a prova em si não existe. Mas enfim, sou meio cabeça-dura fui investigar novamente esta questão.
Pois bem, aparentemente não é mais em qualquer situação em que o header (principalmente o h1) vai ser apresentado como link, mas somente quando o Title Tag não existe ou é uma repetição de Title Tags de outras páginas. Não vou usar o mesmo exemplo citado na conversa em questão porque eu não sei o histórico do site e tal, mas vou usar um do site no qual trabalho onde sei que isso acontece.
Se eu fizer uma busca por “serviços Catho” vou ter o seguinte resultado:

Se você observar a área destaca, vai ver que o Link apresentado é “Serviços Catho - Empregos, currículos e vagas de emprego | Catho”, que deveria ser a Title Tag da página.

Acontece que esta página possui um Title “genérico” que se repete em várias páginas do site, ou seja, não define corretamente o conteúdo da página:

Title Tag Real da página

Nesta imagem você vê a Title “O maior site de anúncios de empregos e currículos do Brasil - Catho Online”.

O Google escolheu e definiu um texto que não está em nenhum lugar da Title Tag, mas sim, o que está no H1 da página e juntou com o Title da Home do site, talvez para preencher o espaço de caracteres possíveis no link.

Outra possibilidade levantada foi de o link que aponta para a página influenciar nesta alteração, o que pode ser válido, já que há uma série de links especificamente com este texto (Anchor Text), mas não acredito muito nisso nos casos apresentados pelo Fabio, era justamente o H1 que estava no link, adicionado do Title repetido das páginas analisadas.
Por exemplo, fiz uma busca por uma big palavra-chave igual ao h1 de um post aqui no blog, mas o que apareceu de link no resultado do Google foi justamente o Title real da página:

nesta imagem você observa que o Title, relativamente bom para a página, foi mantido no resultado de busca e nao foi substituido pelo texto H1 da página

Ou seja, o que eu havia observado lá atrás (de os h1 eventualmente substituirem os Titles nos resultados de busca), já nao está mais em uso por esse buscador… mas tudo bem, faz parte da evolução, né?

Ou vc acha que pode ser outra coisa? Opine!

Hoje acompanhei uma discussão entre a minha comparsa Polyana e o Fabio Ricota a respeito de uma divergência entre o que os resultados orgânicos do Google apresentavam e o conteúdo da página propriamente dita.

Acontece que teoricamente o que define o link num resultado de busca é o Title Tag da página, independente do conteúdo da página em questão.

Eu havia observado antes que, caso a busca encontrasse texto mais relevante em algum dos headers, este é o que seria apresentado no link da busca. O problema é que eu errei nas imagens e repeti elas.. ou seja, a prova em si não existe. Mas enfim, sou meio cabeça-dura fui investigar novamente esta questão.

Pois bem, aparentemente não é mais em qualquer situação em que o header (principalmente o h1) vai ser apresentado como link, mas somente quando o Title Tag não existe ou é uma repetição de Title Tags de outras páginas.

Não vou usar o mesmo exemplo citado na conversa em questão porque eu não sei o histórico do site e tal, mas vou usar um do site no qual trabalho onde sei que isso acontece.

Se eu fizer uma busca por “serviços Catho” vou ter o seguinte resultado:

 

Se você observar a área destaca, vai ver que o Link apresentado é “Serviços Catho – Empregos, currículos e vagas de emprego | Catho”, que deveria ser a Title Tag da página.

Acontece que esta página possui um Title “genérico” que se repete em várias páginas do site, ou seja, não define corretamente o conteúdo da página.

 

Nesta imagem você vê a Title “O maior site de anúncios de empregos e currículos do Brasil - Catho Online”.
 
Ou seja, o Google escolheu e definiu um texto que não está em nenhum lugar da Title Tag, mas sim, o que está no H1 da página e juntou com o Title da Home do site, talvez para preencher o espaço de caracteres possíveis no link.
 
Uma questão levantada foi da possibilidade de ser o link que aponta para a página influenciar nesta alteração, o que pode ser válido, já que há uma série de links especificamente com este texto (Anchor Text), mas não acredito muito nisso nos casos apresentados pelo Fabio, era justamente o H1 que estava no link, adicionado do Title repetido das páginas analisadas
 
Ou vc acha que pode ser outra coisa?
Publicado em Análise de resultados na Web

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