To Follow or NoFollow?

Seguindo o amigo @netto_info (que tem um site legal sobre internet/informática/marketing) vi que ele enviou um link para um post que explicava um pouco sobre o NoFollow e como implementar ele no blogger. Porém, tem alguns pontos que eu queria comentar, por eu discordar da maioria das vezes que se usa esta Tag na internet.

¿Mas o que é o famoso Nofollow?

Esta Tag foi lançada porque o mercado de SEO estava (já há uns 3 anos) investindo pesadamente no Link Building (construção de Links) para gerar links em outros sites para melhorar o posicionamento de seu site nos resultados de busca.

Esta estratégia acontecia (acontece) muito em sites de redes sociais, já que é relativamente fácil criar perfis em fóruns e comentários em blogs. Eu comecei criando conteúdo no Wikipedia e no Yahoo! Resposta, por exemplo, para conseguir uns links de sites relevantes para meus clientes.

O problema é que isso começou a tomar um vulto enorme lá fora e os buscadores viram que deveriam tomar uma atitude para defender os usuários da manipulação desejada pelos profissionais de SEO. Aí foi criada esta tag, que informa aos robôs que determinado link (ou voto) não deve ser seguido e, por conseqüência, não deve beneficiar este site/destino.

Na Wikipedia e o Yahoo! Respostas todos os links externos tem o atributo para desmotivar seu uso descarado para gerar links.

Para isto, bastaria você colocar a tag no link da seguinte maneira:

<a href=”www.site-destino.com/” rel=”nofollow”>Palavra</a>

O uso desta técnica também é recomendado em diversas situações e principalmente em sites muito grandes para ajudar a mostrar aos buscadores o conteúdo que é realmente importante no site ou para “moldar” o tal do Page Rank. Mas isso não vou falar agora 😉

O problema é que, como qualquer outra técnica que aparece no mercado, o povo começa a crer nela de tal forma que acaba deturpando seu uso ao aplicá-la a torto e a direito sem critérios.

Mas então eu não devo usar a Nofollow?

Quando você está falando bem de alguma coisa encontrada na internet, porque você não daria seu “voto de confiança” pra ela? E quando você está comentando um post de um blog (como estou fazendo aqui), você não acha que seria justo ele receber seu link?

Pois bem, este é o principio do Page Rank que, entre outras coisas, considera todos os links apontando para uma página ou site na hora de definir seu posicionamento na página de resultados. Por isso, existem sim casos em que você deve ignorar esta Tag pra manter a característica de “democracia” da internet.

E quando devo usar a Tag?

Na minha opinião, ela serve principalmente nestes casos em que pode haver a utilização de Link Building em comentários de blogs (a estratégia mais pobre e tosca) e outras redes sociais. Fora estes casos, como comentei anteriormente, isto deve ser muito ponderado entre a equipe para não continuar banalizando a técnica. Inclusive já vi posts na blogosfera discutindo se esta Tag está sendo desconsiderada pelos buscadores..

Por isso sou contra a utilização desenfreada desta técnica de SEO

E você, o que acha?

Publicado em Técnicas de SEO
0 comentários sobre “To Follow or NoFollow?
1 Pings/Trackbacks para "To Follow or NoFollow?"
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Marcos Alonso. Marcos Alonso said: novo #post: To Follow or NoFollow? http://www.curacautin.com.br/blog/2011/01/12/tofollow-or-nofollow/ #SEO (cc @netto_info) […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*