Preposições (stop words) nas palavras-chave de SEO

Resolvi escrever este post por duas razões:

– achei uma boa oportunidade para posicionar o site nos resultados de busca =)

– foi um pouco difícil encontrar informações claras e com exemplos a respeito disso e acho que pode ser bastante útil pra vcs!

Em primeiro lugar, o que são preposições?

Preposição é uma palavra invariável que liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro. Isso significa que a preposição é o termo que liga substantivo a substantivo, verbo a substantivo, substantivo a verbo, adjetivo a substantivo, advérbio a substantivo, etc. (Wikipédia). Exemplos: e, com, de para, por, sem, sobre, etc

O que elas têm a ver com SEO?

As preposições estão relacionadas ao SEO principalmente na etapa de seleção de palavras-chave no inicio do projeto. Por exemplo, quando você quer usar palavras-chave compostas de duas ou mais palavras, no chamado Long Tail: carteira de trabalho, lei de imprensa, casa com piscina na praia, etc

Acontece que ao usar as ferramentas de busca de palavras-chave mais conhecidas do mercado, elas trazem palavras-chave sem e com essas preposições, também conhecidas em inglês como stop words. Porém, os buscadores não dão grande importância a estas palavras porque elas são muito comuns (quase todas as frases existentes tem pelo menos uma delas em sua composição), o que pode fazer com que você simplesmente as ignore dentro da sua estratégia de palavras-chave.

Não vou dizer que elas não mudam o posicionamento nos resultados de busca, mas esta variação é bastante pequena, entre 2 ou 5 posições. exemplo com preposiçãoexemplo sem preposicao

Por outro lado, os hábitos de busca dos usuários mostram eles preferem não usar estas palavras em suas buscas:

comparativo de buscas por palavras com e sem preposicao

esta é a comparacao das buscas por “casa piscina praia” e “casa com piscina na praia”

O que eu ganho com esta informação?

Basicamente o que mais vai te ajudar é a reduzir a sua lista de palavras-chave monitoradas, reduzindo o tempo e esforço para a otimização, fora que se você trabalhar com foco em palavras-chave que possuem maiores índices de busca, melhores serão seus resultados.

Obs. Não se esqueça que você deve trabalhar o seu texto pensando no usuário e por isso você vai ter que usar a palavra-chave correta, utilizando as preposições. Mas pelo menos reduz a sua lista e poderá focar em outras palavras tão importantes quanto estas em seu projeto 😉

e aí, qual a sua opiniao sobre isso?

Publicado em Técnicas de SEO
4 comentários sobre “Preposições (stop words) nas palavras-chave de SEO
  1. Como um novato, eu estou sempre em busca de artigos que podem me ajudar. Obrigado Wow! Obrigado! Eu sempre quis escrever no meu site algo como isso. Posso tomar parte do seu post no meu blog?

  2. Este artigo foi extremamente interessante, especialmente porque eu estava à procura de ideias sobre assunto nesta quinta-feira passada.

  3. Thiago disse:

    Há Tempos estou procurando algo á respeito. E quando o volume para cada variação é bem expressivo? o que podemos fazer para brigar pela primeira posição para cada termo em específico?

    Ex: Hotel Guaruja 5400 / Hotel no Guaruja 2900 / Hotel em Guaruja 1900

    Qual a dica que pode dar para trabalhar melhor cada termo em específico?

    Parabéns pelo artigo!

    • Marcos Alonso disse:

      Oi Thiago, obrigado pelo comentário!
      O Google Adwords passa estas informações na exata, para você “comprar” a palavra. No caso de SEO ele funciona mas “na ampla”, ele entende que são expressões muito próximas. Pode dar alguma diferença de posicionamento, mas também imagina o trabalho que seria fazer uma página focada em cada termo? Escolhe uma versão e seja feliz =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*