Por onde começar a carreira de SEO?

Nesses dias estávamos conversando no escritório sobre como começar a carreira de SEO, a falta de profissionais que tem no mercado e o crescimento previsto pra ele neste ano de 2011. Parece que o mercado de SEO está precisando bastante de profissionais que já não são mais Juniors, agora estão já precisando de bastante gente que tenha experiência mínima pra fazer SEO Inhouse. O problema é que, apesar de já haverem cursos de formação, muita gente que poderia vir a trabalhar com SEO acabou sendo “absorvida” pelo hype das mídias sociais e há uma falta de pessoal treinado no mercado.

Hoje em dia, o pessoal que começa ou tem a mínima formação em SEO acaba tendo como opções ir trabalhar numa agencia ou ir trabalhar como SEO Inhouse. Aqui neste post vou apresentar minha opinião sobre estas duas opções de trabalho, seus pontos de vista negativos e positivos. Espero que possa ajudar um pouco na sua decisão se estiver em inicio de carreira =)

Carreira em Agência de SEO ou publicidade Online

Quando se começa numa agência e trabalha como consultor de SEO, o iniciante vai ter um treinamento sobre os processos e procedimentos utilizados pela agência nos projetos e vai ter contato com diversos mercados com distintos níveis de concorrência. Isso traz em si uma maior agilidade e contato com distintas estrutura de sites e equipes, o que vai fazer com que o profissional tenha que desenvolver estratégias de ação e relacionamento (com o cliente)  ao mesmo tempo. Pense que ele sempre tem que satisfazer o cliente e vai ter que se aprofundar em cada mercado para conhecê-lo melhor e propor ações inovadoras.

Carreira como SEO Inhouse

Quando o profissional trabalha como inhouse, depois que ele aprender as técnicas e métricas utilizadas pela empresa, já não vai necessariamente conhecer outros mercados profundamente. Ele vai ter que se aprofundar mais e mais no seu próprio universo, o que em si não é exatamente ruim.

O lado negativo é que ele não vai ter contato com diferentes mercados: ele vai conhecer sim seus concorrentes diretos, mas não vai ver outras ações caso seu mercado não seja o mais desenvolvido.

Por outro lado, ele vai ter um conhecimento maior do produto e, muito provavelmente, vai ter uma maior abertura junto à equipe de desenvolvimento para implementar suas sugestões.

Além destes pontos comentados há outra diferença básica nas duas opções: em geral as agências pagam, para profissionais iniciantes ou intermediários, menos do que “os clientes”- empresas que montam uma estrutura interna.

Por onde começar a carreira de SEO?

Minha opinião é que o ideal é iniciar uma carreira de SEO em uma agência porque é aí que você aprende a trabalhar na raça e tem ao seu lado uma equipe tão bem ou mais qualificada que você, procurando sempre ações alternativas para chegar ao resultado esperado. Eu acho que isso traz uma bagagem de conhecimento muito grande e te traz todo um leque de estratégias que podem ser implementadas em distintas campanhas.

Quando você trabalha internamente, já não tem tanto contato com outros mercados e estratégias, mas seu leque de ações é bastante maior porque há um contato direto e diário com todas as equipes envolvidas no projeto de SEO. Por exemplo, você vai ter acesso a quase todas as ações que as equipes de marketing e comunicação estão desenvolvendo. E, principal, você vai poder cobrar mais facilmente (o que fica um pouco difícil quando se é um fornecedor – afinal ninguém vai querer brigar com o cliente).

Resumindo, na agencia você aprende (e rala muito) e “no cliente” você aplica o que aprendeu.

Acho legal avisar que esta impressão é baseada em sites e projetos grandes, mas o mesmo também deve ocorrer com sites “menores”. Tem um outro post onde comparo consultoria de SEO com Inhouse

E aí, qual sua experiência com isso?

Publicado em Sem categoria
Um comentário sobre “Por onde começar a carreira de SEO?
  1. Muito bom o post, estou querendo iniciar nessa área de SEO mas estou meio perdido de por onde começar, já trabalho com desenvolvimento web front e back end e estou querendo ir pra área de SEO, parabéns pelo post.

1 Pings/Trackbacks para "Por onde começar a carreira de SEO?"
  1. […] This post was mentioned on Twitter by _polyana, Marcos Alonso and Marcos Alonso, luiz antonio. luiz antonio said: RT @alo_alonso: Por onde começar a carreira de SEO? http://www.curacautin.com.br/blog/2011/02/24/por-onde-comecar-a-carreira-de-seo/ #po … […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*