Vagas para analista de SEO, isto está #errado

Tenho conversado com alguns amigos e visto diversos anúncios de vagas no mercado buscando profissionais que entendam de SEO, Google Adwords e Facebook Ads. E mais, muitas vagas ainda exigem conhecimento em Google Analytics e outros tipos de mídias.
vaga-analista-de-seo

 

Entendo que hoje em dia o profissional teria que ser multidisciplinar, estar antenado nas diversas tendências da tecnologia, do marketing e do mercado. Mas você não vai conseguir ter um profissional expert em todos estes  ramos do marketing digital.

São perfis profissionais totalmente diferentes. Enquanto o profissional de SEO tem que se atentar a uma série de questões técnicas (html, programação, performance (velocidade da página) e conteúdo, o cara do Adwords quer saber se o usuário está convertendo, se a informação está clara e se o formulário está funcionando. Este menos está interessado se a página tem h1, h2, se o site usa CDN ou se tem a p**** dos Microformatos.

Ainda mais se considerar Google Analytics e as Midias Sociais. Todos sabemos que para uma pessoa criar experiência e conhecimento sobre qualquer coisa ela tem que viver e estar focada nisto por um tempo para saber todas as possibilidades, conhecer ferramentas, fazer testes e saber o que dá certo e o que não dá.

Você pode ter um coordenador, que este sim pode/tem que ter uma noção mais ampla de todas estas ferramentas do marketing digital, mas para uma vaga de analista, não dá!

Sim, você pode ter alguns casos, como designers que programam, redatores com boas noções de design e etc

Mas você perguntaria a um advogado criminalista sobre questões tributárias da sua empresa?

Meme House- Não, isso seria horrível

Então, pessoal de RH e gestores de equipes, tomem cuidado na hora de vocês definirem o perfil de uma vaga porque podem acabar perdendo a chance de contratar um profissional excelente em uma determinada área e acabar ficando com um meia boca em tudo.

Publicado em outros