Os tipos de profissionais de SEO

Por aí nesses anos em que tenho trabalhado com SEO consegui ver alguns dos tipos possíveis de profissionais do mercado. Neste post vou tentar mostrar alguns:

O SEO profissional de TI: Esse é o cara que sabe tudo de programação, tecnologias e códigos. Ele vai saber qualquer coisa sobre como formular o código da página, aplicar plugins no WP que vão implicar em uma serie de benefícios no site. Assim que surge uma nova tecnologia, ele já sai fazendo testes e desenvolve um site próprio para ver qual que vai ser o desempenho do site. Ele adora se juntar com seus pares para discutir qual tipo de código traz melhores resultados.

O SEO arquiteto da informação: Este aqui fica montando a estrutura de navegação do site como se fosse um quebra-cabeças. Passa horas pensando nas possibilidades para unir a experiência do usuário às palavras-chave que foram selecionadas, mas no fim acaba fazendo uma coisa mais simples por causa das opiniões divergentes da equipe de marketing e de tecnologia ( e fica frustrado por seu quebra-cabeças ter ficado mais complicado que o necessário).

O SEO focado em conversão: É o tipo de profissional que fica fazendo testes e inovando nas Landing Pages, para descobrir qual a melhor estrutura de página, unindo conteúdo e botões de conversão, para garantir que o usuário que chegue naquela página perfeita não tenha outra opção que não seja comprar o produto.

O SEO de conteúdo: O cara (ou “a” cara) fica pensando em qual conteúdo vai prender o usuário e mostrar que o produto ou o site é o melhor e mais confiável para a compra do usuário. Aqui vale colocar todos os benefícios, prós e contras que há no produto, algo do tipo “meu, esta é a melhor informação que você vai conseguir no mercado, compre aqui”

SEO link builder: Não há nada mais importante do criar links relevantes para o site. Se conseguir um link num grande site, pronto, já basta isso para que as pessoas acessem meu site e comprem lá. Este aqui adora ficar navegando pela internet e ficar batendo papo com outros SEOs ou bloggers para conseguir um link “no chaveco”.

O SEO BI: Este daqui fica o dia inteiro analisando o posicionamento de todas as palavras-chave imagináveis e comparando taxas de conversão e acessos. É quase que nem o Arquiteto da informação, que depois de um tempo acaba descobrindo que esse tipo de coisa é uma análise sem fim.

Eu me encaixo muito no arquiteto da informação, tenho que confessar.. e você, em qual se encaixa mais? Ou acha que faltou algum aqui nesta lista?

 

Publicado em outros
5 comentários sobre “Os tipos de profissionais de SEO
  1. luiz almeida disse:

    hahaaah alonso: o arquiteto frustrado… Se pá to mais entre o de conteudo e bi… Tem q escrever algma coisa legal p posicionar e saber onde ts

  2. polyana disse:

    você falou “a” cara no SEO de conteúdo pensando em mim, né? hahaha – CTZ sou uma SEO de conteúdo 😛

  3. Richard Jesus disse:

    Bem legal o Post, acredito que fico entre o SEO BI e o obcecado por conversão, tudo depende do próprio cliente claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*