Google local search.. o que mudou?

Muitos profissionais do mundinho do SEO, search e Midias digitais, ta sabendo que o Google mudou hoje as páginas de resultados de busca. Mas talvez você, ainda não ficou sabendo do que aconteceu.

Pois bem, o Google mudou a página de resultados, para dar maior destaque aos resultados locais (por isso local search). Ele fez isso dando maior ênfase aos sites que estejam cadastrados no Google Maps, visando melhorar a experiência do usuário, porque eles trazem os sites de acordo com a localização do usuário, principalmente se ele estiver fazendo a busca a partir de um celular. Imagina vc, na saída da balada procurando um hotel pra dormir porque bebeu e (teoricamente) não pode dirigir! É só procurar e encontra o hotel mais perto de vc!

Porém, para o pessoal que cuida do posicionamento de sites, principalmente natural, criou um forte problema: entraram de gaiato uns 6 sites na frente do seu, se vc não estiver cadastrado no Maps.

pagina com resultados do local search

Estes que estão marcados, são páginas ou sites que tem sua presença marcada no Google Maps. Então, vc pode ver que os 2 primeiros resultados são os naturais por essência, vem 7 resultados locais e depois voltam os resultados naturais per se.

obs: também apareceu o mapa acima dos links patrocinados à direita e por enquanto ele acompanha a navegacao tapando links patrocinados.. mas isto nem é o que vai ser tratado aqui..

Outras coisas que mudam no local search

Não sei se dá pra ver direito na imagem, mas se der, grandes sites e turismo como hotels,com, tripadvisor e booking.com estão como “links adicionais” que oferecem aos usuários opiniões e reviews.

Não sei ainda direito, mas uma impressão que eu tenho é que estes sites vão ter sérios problemas de posicionamento comum, destacado como uma opção independente e única nos resultados orgânicos.

Mas ao mesmo tempo, pode ser que eles se tornem referencia de opiniões e feed-backs a respeitos de um servico… mas aí pode ser que os usuários prefiram comprar o servico diretamente no site “proprietário”..

Seria bastante interessante acompanhar as vendas de ambos os sites nos próximos meses e ver o que vai acontecer!!!

Essa é uma boa discussão! O que vc acha?

Publicado em Marketing Digital Blog
0 comentários sobre “Google local search.. o que mudou?
1 Pings/Trackbacks para "Google local search.. o que mudou?"
  1. […] Outros ← Google local search.. o que mudou? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*