Consultoria vs Inhouse SEO: Primeiras impressões

Bom, hoje foi meu segundo dia trabalhando como coordenador de Search Engine Optimization na Catho Online, para onde fui movido pela curiosidade de saber como trabalharia um SEO interno. Os prós e os contras podem ficar pra depois, quando eu tiver uma melhor noção do trabalho. Neste post vou falar mais do fluxo de trabalho que eu pude observar até agora e lógico pode haver algumas modificações no futuro.

Consultoria/Agencia de SEO

Nas experiências que tive trabalhando na Havas Digital como SEO, nosso maior contato era principalmente com a equipe de marketing, com quem alinhamos estratégias e objetivos do projeto, seleção de palavras-chave, apresentação de relatórios, documentos de sugestões e etc.

Depois, os documentos eram enviados para as equipes responsáveis pela implementação das sugestões, de uma maneira resumida tecnologia/TI e conteúdo, que recebem o documento, analisam e implementam. Lógico que sempre tem algumas reuniões com estas equipes para alinhar objetivos, eliminar duvidas, buscar outras opções caso alguma coisa não possa ser implementada, etc. Mas na hora implementação a gente ficava meio longe do processo e muitas vezes só víamos o resultado, com o site já modificado, pronto. Daí pra refazer uma coisa demorava bastante tempo, até pq o pessoal tem outras coisas pra fazer de ficar montando o quebra-cabeça que um projeto de SEO.

Montei o que eu entendo que seja o fluxo de trabalho de uma consultoria de SEO:

Fluxo de trabalho de agencia/consultoria de SEO

Fluxo de trabalho de agencia/consultoria de SEO

Inhouse SEO (SEO interno)

Agora onde estou, há uma equipe responsável por tudo que é SEO do site e equipes distintas de conteúdo, desenvolvimento, usabilidade e etc, mas vou manter as equipes de TI e Conteúdo pro exemplo ficar mais claro:

Fluxo de Trabalho SEO interno/Inhouse

Fluxo de Trabalho SEO interno/Inhouse

No caso do Inhouse, a equipe de SEO possui uma liberdade muito maior de ação porque está “debaixo” do mesmo guarda-chuva que é o departamento de desenvolvimento e se coordena junto com as outras equipes no planejamento e implementação de otimizações. A equipe de marketing é considerada em algumas ações, mas muitas coisas são feitas sem eles saberem (o que importa é o resultado).

Mas também há outras formas de se inserir uma equipe de SEO dentro de um site e também com certeza depende de como os profissionais e a empresa como um todo são orientados para o projeto.

Mais pra frente podemos discutir os prós e os contras destas duas maneiras de levar projetos, já que há ainda uma terceira via que é a própria agencia ter a responsabilidade pelo site, que deve ser mais ou menos parecido com o SEO Inhouse.

Lembre-se: as opções de como você ou sua empresa vai fazer, depende do seu budget, equipe disponível, prazo e retorno esperado para o investimento, tamanho do site, etc.

Publicado em Marketing Digital Blog
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  1. […] entrei na Catho, escrevi um post falando sobre minhas expectativas em trabalhar como Coordenador de SEO internamente numa empresa. Agora escrevo as “segundas impressões”, depois de passar 4 anos trabalhando […]

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