Relatórios e análises de Resultados de SEO

Um dos pontos mais importantes dentro da consultoria de SEO é a análise de resultados através de relatórios periódicos, acho que mensalmente é o suficiente. É através do acompanhamento dele que vamos saber se as otimizações estão trazendo os resultados planejados e também para identificar outras ações que podem ser implementadas no site (ou na comunicação como um todo) para melhorar ainda mais seu desempenho e o famoso ROI.

Ferramentas de análise de Resultados de SEO

Para poder atualizar este relatório, é de suma importância que hajam pelo menos duas ferramentas de medição implementada: existem diversas ferramentas gratuitas no mercado que cumprem perfeitamente com a função de medir tráfego e conversões. Sem que elas estejam corretamente implementadas,  é muito difícil, se não impossível, analisar corretamente os resultados do projeto.

Google Analytics

Existem outras ferramentas pagas e gratuitas no mercado e as informações obtidas e analisadas vão ser basicamente as mesmas: tráfego (sessões) e comportamento (taxa de abandono, páginas/sessão, conversões, etc)

Google Search Console

É o antigo Google Webmasters Tools, onde você vai ter todas as informações do comportamento do teu site nos resultados orgânicos do Google: buscas em que seu site apareceu, média de posicionamento, impressões, páginas que geraram a presença e etc.

O ideal é que os gráficos de análise sejam temporais (linha do tempo), para que se possa observar claramente o comportamento do site.

Principais Métricas e KPIs sugeridos para projeto de SEO

A seguir apresento alguns pontos que devem ser observados nos relatórios de SEO. Mas é importante reforçar que os resultados não aparecem imediatamente e dependem de uma série de fatores.

Aqui você tem algumas prováveis razões para sua campanha de SEO não estar funcionando

Análise de Posicionamento Orgânico

O ideal é ter uma lista de palavras-chave principais que reflita o objetivo de posicionamento do site e ver o comportamento do site em relação a estas buscas nos resultados orgânicos. Você também vai acabar percebendo outras palavras-chave que geram visitas ao seu site e que podem ser boa oportunidade.

Análise de tráfego

Outro ponto muito importante é analisar o tráfego orgânico gerado para o site. Este crescimento geralmente é constante na etapa inicial do projeto, quando o site vai ganhando o posicionamento para as palavras-chave planejadas, e depois tende a dar uma estabilizada.

Análise de comportamento e conversões

Esta análise é o ponto principal do relatório, já que é onde são medidos os eventos bem sucedidos que vão gerar retorno financeiro ao investimento realizado no decorrer do projeto de SEO. Por isso é importante ter a ferramenta corretamente configurada no site e todos os pontos e objetivos de conversão estejam claramente definidos e configurados.

Bônus: aprendizado e novos projetos

Além de ter uma completa análise dos resultados do projeto de SEO, a elaboração periódica do relatório do projeto de SEO e sua análise trará um maior conhecimento do negócio e do comportamento do site e seus usuários. E é isto vai permitir a definição de otimizações mais específicas para aprimorar seu desempenho e geração de resultados, alinhar com outras ações de comunicação ou até a criação de novos projetos paralelos.

Veja aqui alguns casos de sucesso de projetos de SEO

 

Publicado em Blog