Você já tem um site, seja ele institucional, um blog ou e-commerce, mas está lá vendo que a coisa não anda e tá tendo que investir muito em campanhas pagas para tráfego para ele, e só depois conseguir medir vendas e conversões. Aí começou a ler sobre o tal do SEO, que ele gera tráfego gratuito para seu site e que é a melhor forma de investir para aumentar o tráfego.
Mas aí você você começa a ver que a coisa é um pouco mais complicada do que o pessoal fica dizendo por aí e/ou não tem tempo pra estudar mais e mais sobre o assunto, afinal tem outras prioridades para fazer seu negócio andar e não perder tudo o que já foi investido.
E, finalmente, decido contratar um especialista, ou uma agência para tocar esta disciplina (ou santo graal do marketing digital?)
Contratar uma pessoa, ou equipe, para se responsabilizar por esta área é, ou deveria ser, tão complicado como contratar para qualquer outra área. Como existem vários tipos de profissionais e empresas oferecendo este serviço, vou deixar aqui algumas perguntas que você pode fazer e que vão te ajudar a montar uma tabela comparativa e assim tomar uma decisão baseada em informações prioritárias, além da lábia do vendedor - claro. Você não precisa ser nenhum especialista, mas ao colocar as questões abaixo para as diversas opções de free-lancers, agências ou consultorias de SEO disponíveis no mercado, você vai conseguir entender quem é quem.
Nas questões abaixo, o foco do questionamento é mais técnico mesmo, ou seja, do trabalho on-site, sem considerar fatores externos do posicionamento do site como geração de links, social media e etc ou como vai ser o relacionamento desta pessoa com o resto da equipe.
Além disso, com estas perguntas, você não vai ter surpresas lá na frente na hora em que o contrato já tiver sido assinado e o projeto rolando.
Aqui não adianta falar quantos sites fez, se mexe com aplicativos mobile ou se faz milagres em campanhas de Social Media. Lembre-se: seu foco é
ES-I-OU
Aqui é para você entender como a relação vai funcionar. É um pouco mais além do valor a ser cobrado
Espero que ajude =)
Você também pode ver a página sobre consultoria de SEO de Perfomance.
Cada projeto tem suas particularidades, necessidades e dificuldades. Nós vamos entender todo o ecossistema em que o projeto está inserido e passar isto para ações claras e priorizadas de acordo ao impacto que elas vão causar nos resultados de suas campanhas.
Todos os direitos reservados | Curacautin