Dicas para contratar um SEO

Você já tem um site, seja ele institucional, um blog ou e-commerce, mas está lá vendo que a coisa não anda e tá tendo que investir muito em campanhas pagas para tráfego para ele, e só depois conseguir medir vendas e conversões. Aí começou a ler sobre o tal do SEO, que ele gera tráfego gratuito para seu site e que é a melhor forma de investir para aumentar o tráfego.

Mas aí você você começa a ver que a coisa é um pouco mais complicada do que o pessoal fica dizendo por aí e e não tem tempo pra estudar mais  e mais sobre o assunto, afinal tem outras prioridades para fazer seu negócio andar e não perder tudo o que já foi investido.

E, finalmente, decido contratar um especialista, ou uma agencia para tocar esta diciplina (ou santo graal do marketing digital?)

Contratar uma pessoa, ou equipe, para se responsabilizar por esta área é, ou deveria ser, tão complicado como contratar uma pessoa que vai trabalhar na sua empresa. Como existem vários tipos de profissionais e empresas oferecendo este serviço, vou deixar aqui algumas perguntas que você pode fazer e que vão te ajudar a montar uma tabela comparativa para você tomar uma decisão baseada em informações prioritárias, além da lábia do vendedor – claro. Você não precisa ser nenhum especialista, mas ao colocar as questões abaixo para as diversas opções de free-lancers,  agências ou consultorias de SEO disponíveis no mercado, você vai conseguir entender quem é quem.

Nas questões abaixo, o foco do questionamento é mais técnico mesmo, ou seja, do trabalho on-site, sem considerar fatores externos do posicionamento do site como geração de links, social media e etc.

Além disso, com estas perguntas, você não vai ter surpresas lá na frente na hora em que o contrato já tiver sido assinado e o projeto rolando.

Veja as dicas para contratar o responsável pelo SEO

Pergunte sobre a empresa ou profissional de SEO

  • Há quanto tempo atua no mercado?
  • Por onde passou?
  • Quantos clientes atende atualmente
  • A equipe é de que tamanho? Quais especialidades?

Pergunte sobre os clientes (de SEO) que ela atende

Aqui não adianta falar quantos sites fez, se mexe com aplicativos mobile ou se faz milagres em campanhas de Social Media. Lembre-se: seu foco é ESS-I-OU

  • Com quais plataformas tem experiência?
  • Quais nichos de mercado atende ou atendeu?
  • Os resultados apareceram em quanto tempo?
  • Quanto tempo teve de relação com estes clientes?
  • Porque pararam? Porque continuam?
  • Teve casos de sucesso? Quais?

Pergunte sobre o projeto de SEO em si antes de contratá-lo

Aqui é para você entender como a relação vai funcionar. É um pouco mais além do valor a ser cobrado

  • Como funciona a parceria? Existe duração mínima?
  • Existe um workflow ou cronograma de entregas?
  • Quais ferramentas serão necessárias? São pagas ou gratuitas?
  • Qual a expectativa de resultados?
    • se te garantirem, de pé junto, que vão te colocar na primeira posição do Google, fuja – é uma cilada
  • Quem vai fazer a implementação?
  • Quem vai desenvolver o conteúdo?
  • Como acontece o gerenciamento do projeto?
  • Relatórios: quais são os principais KPI´s?  (aqui você pode ver o que pensamos sobre relatórios de SEO)
  • O que e como você vai aprender sobre SEO?

Espero que ajude =)

Ah, qualquer coisa, navegue pelo site para entender como trabalhamos

 

Publicado em Blog, SEO