Cuidado com as sugestões do Adwords

Esta história aconteceu com o primo do vizinho de um amigo meu que quase explodiu seu orçamento.

Diz-se que o consultor tinha criado a conta desta pessoa para manter um gasto bem pequeno, com uma estratégia bem focada em palavras-chave de alta relevância para o negócio dele, com poucos grupos, mas com anúncios bastante otimizados também. Porém, haviam acordado entre si que o projeto seria só fazer esta parte e deixar a conta rolando com este teto de investimento e pronto.

Bom, passaram alguns meses e este cidadão fez uma busca por sua principal palavra-chave e viu que seu anúncio não estava rolando. Curioso que era, foi lá no adwords para arrumar o problema, algo que deveria ser simples como trocar um pneu de carro, e viu algumas mensagens do próprio adwords:

Mensagem do Google Adwords de Orçamento limitado

A primeira dizendo que a visibilidade estava limitada pelo orçamento

Mensagem do adwords sugerindo novas palavras-chave

Outra sugerindo a compra de palavras-chave

O que o cidadão fez? O óbvio: tirou o freio do orçamento e foi adicionar as palavras-chave, grupos de anúncios e campanhas sugeridas pelo tão prestativo Google.
Como ele ainda por cima estava meio depressivo naquele dia, sentiu uma alegria ímpar adicionando todas as palavras-chave que apareciam. Terminou o dia feliz e realizado como a mulher da foto abaixo:

Parece que o consultor ficou acompanhando essa movimentação via chat do FB e olhando a MCC, falando que o amigo/cliente deveria fazer isso com muito cuidado porque poderia estragar toda a campanha e, principalmente, o budget dele. Não adiantou muito.

Depois de um tempo (dois dias), o consultor sentido que o amigo cliente tinha feito uma burrada, acessou a conta pra ver o que aconteceu no final:

Gráfico mostrando aumento repentino de Custo e CPC médio da conta

O cara conseguiu aumentar o CPC em 86% e o gasto em 320%“comprando” palavras-chave curtas e caras, além de muitas nada relevantes para o negócio dele e que por isso não iam trazer necessariamente resultados efetivos para o negócio dele.

Parece que então o consultor foi lá arrumar a bagunça, pegando informações úteis da experiência e fazer outras otimizações na conta.

No final, tiveram sim que alterar o teto de investimento para um patamar mais elevado (outras empresas e mercados passaram a comprar as palavras-chave dele, aumentando o custo), mas voltaram o CPC e o gasto total para uma área mais aceitável, com um bom crescimento da quantidade de cliques

Grafico mostramos que reduzimos o CPC da conta , mas aumentando a quantidade de cliques

Gráfico mostrando a redução do CPC da conta , mas aumentando a quantidade de cliques

 

Ouvi dizer que este amigo/cliente jurou de pés juntos que nunca mais ia mexer sozinho na conta do adwords.

Até a próxima!

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