Facebook + Bing versus Google

Hoje estive lendo um post discutindo sobre a integração que houve entre Facebook e os resultados do Bing e consegui finalmente formar uma opinião sobre a influência do Social Media nos resultados orgânicos. O Social Media tem várias influencias sobres os resultados de busca, mas aqui vou falar só desta integração Bing + Facebook e o Google +1

A Integração Bing e Facebook

Pelo que li, agora quando o usuário estiver logado no Facebook, ele vai poder ver nos resultados de busca fotos, comentários e outras informações de seus amigos que eventualmente tenham curtido ou relacionado algo à página através da rede social.

Bom, mas qual vai ser a influência disso no SEO?

Em primeiro lugar não vi exemplo disso porque não me loguei no Bing, mas estava logado no Facebook.

Isso pode dar maior força às páginas que tenham comentários ou algo de amigos. Mas não necessariamente vai ajudar em conversão ou acessos – pelo menos não é certeza que isso vá acontecer. Muitas vezes estas informações podem resultar em uma rejeição ao comentário (imagina se for alguma pessoa que apesar de ser sua “amiga”, você odeia ela), ou você pode simplesmente ignorar o comentário por ser “original”. Fora que pode haver ocasiões em que você vai ver as fotos e os comentários e acaba desviando do seu objetivo, que ERA a compra.

Acredito que isso vai mudar mais é outra coisa, que é a forcinha que o Facebook vai dar para o Bing. Se eles têm até uma fanpage da parceria, este serviço vai fazer com que aumente o tráfego no Bing. Querendo ou não, o Bing tem hoje resultados de bastante qualidade e não perdem de muito para o G, e isso a longo prazo pode causar uma maior fidelização ao buscador da Microsoft

Mas até aí, basta continuar seu trabalho nas boas e velhas técnicas de SEO que vai dar tudo certo!

A sociabilização do Google

O G, já imaginando que algo assim fosse acontecer (ou até criando a tendência), criou o botão + 1, que tem o objetivo de sugerir aos usuários curtirem uma página, e esta “curtida” vai aparecer nos resultados de busca, sempre que o usuário que esteja logado em sua conta.

O resultado é quase o mesmo, mas o G já não tem tanto apelo quanto o Facebook – as pessoas ainda não se acostumaram com esse lance de curtir no Google, enquanto no segundo isso já é normal.

Pode ser que eu esteja enganado em relação às outras redes sociais do Google, como o Picasa e o Orkut, porque eu não uso tanto eles. Mas muitos sabem que fora do Brasil e da Índia não são muitos que usam o yorgut.

Os resultados sociais

Como eu disse acima, acredito que o Bing tem muito a ganhar com essa parceria, se continuar fazendo a lição de casa. Já o Google tem que tomar muito cuidado com as próximas novidades que sejam implementadas nas suas páginas de resultados, porque se o pessoal começar a desaprovar as inovações, tem um site visinho trazendo um produto muito bom também.

A nós, pessoas que trabalham com SEO ou marketing digital, só nos resta observar a guerra de camarote e torcer pra não aparecer mais nenhum guru prevendo o fim do SEO.

Ou será que estou errado? Diga aí!

Publicado em Análise de resultados na Web, Marketing Digital Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*